Evento detalhou parte dos projetos que receberão recursos
A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) realizou, nessa quinta-feira (22), o detalhamento dos projetos aprovados em agências de fomento. O evento reuniu imprensa, técnicos administrativos e professores da Universidade envolvidos nos editais. São mais de 40 projetos, totalizando 7,9 milhões.
Na abertura do evento, a vice-reitora, Andreia Rosane de Moura Valim, elogiou todos os envolvidos e explicou como funciona o repasse de parte dos recursos. “Muitos recursos na verdade vêm direto na conta do pesquisador, eles são usados com muita responsabilidade, muito critério. Cada pesquisador que é contemplado com um projeto de pesquisa, ele precisa justificar sua solicitação, o seu orçamento, onde ele vai aplicar o valor desse recurso, em quais ações, e ele precisa justificar tecnicamente, cientificamente, precisa explicitar como ele vai comunicar o resultado da sua pesquisa, como ele vai executar, comunicar o resultado e socializar.”
Conforme a vice-reitora, a questão da socialização do que é produzido em uma universidade é vital, porque as pessoas que não vivem em um ambiente acadêmico precisam estar cientes. “Elas precisam ser sabedoras de que há recurso público sendo utilizado para produzir conhecimento, para que esse conhecimento seja aplicado, seja acessível para as pessoas e que a sociedade ganhe com esse conhecimento.”
Em seguida, foi a vez da fala do pró-reitor Administrativo, Heron Sérgio Moreira Begnis, parabenizando os pesquisadores. “Em um país em que pouco se investe em ciência e tecnologia, os recursos orçamentários dos governos são extremamente limitados, e vocês alcançarem esse resultado com projetos altamente qualificados, que foram avaliados por técnicos, e saíram exitosos, concorrendo com grandes instituições de pesquisa no país, de fato é algo para ser exaltado. Parabéns! E, em nome da Universidade, agradecemos a grande parceria com todos os pesquisadores, para elevarmos o nosso nível de ciência e tecnologia e levarmos a produção de conhecimento para onde ela é necessária, que é a nossa comunidade, o verdadeiro intuito de uma universidade comunitária como a Unisc”.
A nova pró-reitora Acadêmica, Chana Medeiros da Silva, explanou sobre o trabalho de um pesquisador e de que a Unisc tem se destacado na busca de recursos, em órgãos de fomento, como, por exemplo, a Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia. “Sabemos que não é fácil submeter uma proposta, correr atrás de orçamento, fazer compras, apresentar relatório, apresentar toda a questão da contrapartida dos financiamentos. Só conseguimos fazer tudo isso, porque temos toda uma estrutura na Unisc, toda uma equipe que nos apoia desde o início do projeto, até o final.”
Também participaram do evento o diretor de Inovação e Empreendedorismo, Rafael Kirst; o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu, Adilson Ben da Costa; a diretora de Extensão e Formação Continuada, Caroline Muller Bitencourt; o diretor de Ensino e Tecnologia Educacional, Rudimar Serpa de Abreu; além de gestores, professores envolvidos nos editais e técnicos administrativos da Instituição.
Notícias relacionadas
Pavimentação de cinco ruas avança em Santa Clara do Sul
Obras de infraestrutura urbana estão sendo realizadas no Centro da cidade
Unisc divulga listão dos aprovados em Medicina no Vestibular de Verão 2025
São convocados os primeiros 200 candidatos classificados para comparecerem, na próxima segunda-feira, no anfiteatro do bloco 18
“É muito mais fácil ignorar a deficiência do que tentar compreender”, aponta pesquisadora em inclusão
Lisandra Metz falou sobre a criação do Observatório Municipal das Pessoas com Deficiência em Santa Cruz
Começa o atendimento em dermatologia no Hospital Monte Alverne
A cada mês são disponibilizados 240 atendimentos, destinados a crianças e adultos