O projeto De Olho no Óleo também oferece oficina prática que ensina a transformar o óleo em sabão em barra, em pó ou em detergente líquido
Nesta quinta-feira (22), foi a vez de Santa Cruz do Sul receber o projeto itinerante De Olho no Óleo na Estrada, desenvolvido pela Corsan para estimular o descarte adequado e a reutilização do óleo de cozinha como forma de proteção ao meio ambiente. Durante o dia, cerca de 300 alunos do 2º ao 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Guilherme Hildebrand, no bairro Progresso, assistiram à palestra sobre educação ambiental.
Os estudantes ouviram explicações sobre sustentabilidade, separação de lixo, reciclagem, tempo de decomposição de materiais jogados fora (como o plástico, por exemplo) e os danos que o óleo pode causar à natureza. Os alunos participaram de um jogo de perguntas e respostas e ganharam brindes por responder a questões sobre temas como a importância do descarte correto do óleo de cozinha, os ciclos da água, o estado físico da água e cuidados com o meio ambiente.
A ideia é que esses alunos também sejam multiplicadores da reutilização do óleo de cozinha, tirando-o do meio ambiente e dando um destino útil ao produto. Um litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água.
O projeto De Olho no Óleo também oferece uma oficina prática que ensina os inscritos a transformarem o óleo em sabão em barra, em pó ou em detergente líquido. A oficina ocorre nesta quinta-feira (22), às 18h, na mesma instituição de ensino. Os alunos do workshop também ganham um kit com orientações sobre a elaboração do sabão, uma forma de silicone, funil, embalagens e etiquetas, além de noções de empreendedorismo, para que saibam como começar a ter renda com esse trabalho.
A escola também se tornou um ponto de coleta de óleo de cozinha usado. As pessoas poderão colocar o produto em garrafas pet e entregar no local para que seja descartado corretamente e não polua o meio ambiente. A escola fica na Avenida Deputado Euclides N. Kliemann, 5315.
O De Olho no Óleo na Estrada vai percorrer mais 19 cidades do Rio Grande do Sul. Até hoje já passou por Cachoeirinha, Santa Maria e, agora, Santa Cruz do Sul. Passará também por Nova Roma do Sul, Carlos Barbosa, Cerro Largo, Guarani das Missões, Nova Hartz, Estância Velha, São Francisco de Assis, Santiago, São José do Norte, Capão do Leão, Itaqui, São Borja, Terra de Areia, Balneário Pinhal, Carazinho, Erechim, Guaíba, Canoas e Viamão.
Notícias relacionadas
Pavimentação de cinco ruas avança em Santa Clara do Sul
Obras de infraestrutura urbana estão sendo realizadas no Centro da cidade
Unisc divulga listão dos aprovados em Medicina no Vestibular de Verão 2025
São convocados os primeiros 200 candidatos classificados para comparecerem, na próxima segunda-feira, no anfiteatro do bloco 18
“É muito mais fácil ignorar a deficiência do que tentar compreender”, aponta pesquisadora em inclusão
Lisandra Metz falou sobre a criação do Observatório Municipal das Pessoas com Deficiência em Santa Cruz
Começa o atendimento em dermatologia no Hospital Monte Alverne
A cada mês são disponibilizados 240 atendimentos, destinados a crianças e adultos