Geral

Provas do Concurso Nacional Unificado tiveram abstenção de cerca de 50%

Publicado em: 19 de agosto de 2024 às 07:26
  • Por
    Agência Brasil
  • Foto: Paulo Pinto/Reprodução/Agência Brasil
    compartilhe essa matéria

    O resultado final do certame está marcado para 20 de novembro

    A ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, fez um balanço preliminar do comparecimento ao Concurso Público Nacional Unificado (CNPU), nesse domingo (18), afirmando que cerca de 1 milhão de pessoas fizeram o certame.

    O número de inscritos no CNU somou 2,14 milhões, o que significa um percentual de abstenção acima de 50%. “Está dentro da nossa expectativa, comparando com outros concursos desse tamanho, nesse quantitativo de gente”, afirmou a ministra.

    Segundo ela, a taxa de abstenção ficou abaixo de que outros certames recentes, como o do Banco Central. “A média histórica é em torno de 40%, chegando a 50% em concursos maiores”.

    Leia também

    A ministra comemorou a presença de 1 milhão participantes no CNU, o que mantém o concurso como o maior já realizado no país. “Nosso objetivo era mudar a cara do serviço público brasileiro e deixa-lo com a cara do Brasil, podendo incorporar nesse concurso a grande diversidade brasileira”, frisou.

    Próximos passos

    O caderno de questões foi disponibilizado ainda nesse domingo, na página oficial do CNU. O gabarito oficial preliminar será divulgado nesta terça-feira (20). O resultado final do certame está marcado para 20 de novembro.

    Maior seleção de servidores da história, com mais de 2,1 milhões de inscritos, o CNU foi realizado em 228 cidades espalhadas por todos os estados e o Distrito Federal (DF). Ao todo, são 6.640 vagas em 21 órgãos federais, na primeira vez que esse formato de seleção única foi aplicado para preencher postos de trabalho no governo federal.

    Confira as últimas notícias