As enfermeiras Daiane Bitencourt, Indiara Schaefer e Talita Rocha De Morais foram as entrevistadas deste sábado
Neste sábado (17), o programa Arauto Saúde, na 89,9 FM da Arauto News, trouxe como entrevistadas as enfermeiras e professoras da Faculdade Dom Alberto Daiane Bitencourt, Indiara Schaefer e Talita Rocha De Morais. Em conversa com o jornalista Pedro Thessing, as especialistas falaram sobre a vida de um profissional da enfermagem.
Daiane destacou que, historicamente, as mulheres têm se destacado na profissão, mostrando o dom e carinho que uma pessoa precisa ter para trabalhar no cuidado com outro ser humano que está enfermo.“Esse cuidado vem de uma forma cultural e estrutural, que é, principalmente, o da mulher. Talvez seja por isso que na área da enfermagem nós temos muitas mulheres nessa parte do cuidado. E o cuidado sempre vem ao outro e na enfermagem também, que é cuidar do nosso paciente, nessa parte assistencial direta, e vai incluir também os familiares”, disse.
Indiara explicou a diferença entre os cursos de Enfermagem e Técnico de Enfermagem. Segundo ela, o primeiro dura cinco anos, já o segundo apenas dois. Além disso, no técnico a colocação no mercado de trabalho é mais instantânea, já a graduação demora mais. Algumas atribuições de enfermeiro e técnico também são diferenciadas.
De acordo com Talita, há um campo vasto de atuação na enfermagem. “Hoje, a gente não diz mais que presta assistência a um local só como se via antigamente, no início da história, que era nos hospitais a assistência familiar. Hoje ela é uma profissão bem dividida, com várias áreas de atuação. Então temos vários locais, tanto na área infantil, adulta e idosos”, ressaltou.
O programa Arauto Saúde vai ao ar todos os sábados, das 8h às 8h30min, oferecendo um espaço dedicado à conscientização sobre a importância da qualidade de vida e bem-estar. Não deixe de sintonizar a Arauto News 89,9 FM para estar informado e cuidar da sua saúde.