Geral

Segunda edição do ESG Experience propõe debate sobre práticas sustentáveis

Publicado em: 15 de agosto de 2024 às 18:26
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Colaboração
    Pedro Thessing
  • Programação ocorreu no auditório do Memorial da Unisc | Foto: Pedro Thessing/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Evento ocorreu nesta quinta-feira e reuniu empresários e profissionais de diferentes áreas, especialmente ligados ao meio ambiente

    Foi realizado, nesta quinta-feira (15), a segunda edição do “ESG Experience: buscando novos valores para os negócios”. O evento é promovido pela Associação Comercial e Industrial (ACI) do município junto com a Universidade de Santa Cruz (Unisc), com patrocínio da Cindapa e BAT Brasil.

    Foto: Pedro Thessing/Grupo Arauto

    A programação envolve debates temas emergentes e importantes da agenda ESG. O Diretor de ESG da ACI de Santa Cruz, Cassio Arend, explica que ESG Experience é um evento destinado às empresas da região, com o objetivo de trocar experiência e compartilhar ideias sobre o que vem sendo realizado in loco com relação aos três pilares – meio ambiente, social e governança.

    Arend salienta que na parte da manhã foram realizadas palestras para tratar da governança das empresas, das organizações exponenciais e como é que elas podem, através dos pilares ambiental, social e de governança, melhorar os negócios e o planeta.

    Após, foram apresentados cases de empresas de tabaco da região, uma vez que esse é o foco da economia de muitas cidades. “Isso demonstra também que as nossas empresas locais estão extremamente conectadas, preocupadas com o tema da sustentabilidade. Então tivemos apresentação de diversos cases demonstrando a importância das empresas do setor do tabaco aqui para a região, conectada com a cadeia de valor, conectada lá com o produtor de tabaco lá na sua propriedade“, reforça.

    Leia também

    De acordo com o diretor de ESG da ACI de Santa Cruz, as mudanças climáticas também ganham papel de destaque no evento. Segundo ele, o Rio Grande do Sul está em destaque neste cenário. “Em maio tivemos essa grande calamidade que afetou o nosso estado. Isso acaba sendo uma consequência das mudanças climáticas, na qual todos nós somos responsáveis. Então, a parte do pilar ambiental vem muito por conta disso. Da empresa, não só o ambiental, tanto a social quanto a governança também, mas a ideia de que a empresa esteja alinhada com esses princípios de  sustentabilidade, porque ela contribua para a diminuição dos efeitos da mudança climática.”

    Para Arend, a avaliação da segunda edição do ESG Experience é extremamente positiva. A programação ocorreu no auditório do Memorial da Unisc e esteve lotado ao longo de todo o dia. “É tão bom chegar em um evento e ver esse ambiente de pessoas, esse conteúdo humano aqui presente, interessado em aprender, em evoluir. Estamos muito felizes com essa participação em massa e isso é fruto do engajamento da nossa região, especialmente aqui de Santa Cruz. É fruto de que as empresas também estão preocupadas com o desenvolvimento local, desenvolvimento regional e esse evento de ESG, na sua segunda edição, tem se consolidado como o principal evento da área no interior do Estado”, salienta.

    Confira as últimas notícias