Estrutura contará com 150 metros e altura superior à passagem anterior, destruída pela enchente histórica de maio
A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) iniciará, nos próximos dias, a construção das fundações da nova ponte sobre o Rio Forqueta, na ERS-130, entre Lajeado e Arroio do Meio. Os estudos técnicos já foram finalizados e a Engedal — empresa responsável pela obra — já está mobilizada para executar essa etapa complexa e fundamental para assegurar a estabilidade e a durabilidade da ponte.
A estrutura terá 150 metros de extensão e cinco metros acima da antiga, além de duas faixas no pavimento principal e espaço reservado à travessia de pedestres e ciclistas. O custo está estimado em R$ 14 milhões, e a conclusão dos trabalhos está prevista para dezembro de 2024. A obra está sendo financiada com recursos próprios, provenientes da praça de pedágio da EGR.
Conforme o diretor-presidente da EGR, Luís Fernando Vanacôr, o avanço dos serviços representa o empenho e a celeridade da estatal para recuperar uma das principais ligações da região do Vale do Taquari. “Estamos focados em cada etapa do processo de construção para que possamos garantir a qualidade e a segurança da nova infraestrutura, de grande importância para o desenvolvimento econômico do nosso estado”, frisou o dirigente.
Entre julho e agosto, está sendo cumprida uma relevante fase dos trabalhos, a instalação do parque fabril para montagem do canteiro de obras e fabricação das vigas e das peças pré-moldadas que serão utilizadas no trâmite construtivo da obra. Na última terça-feira (14), as equipes concluíram as sondagens de solo para as definições finais das fundações.
Após a queda da ponte, a EGR mobilizou as estruturas internas, publicou o edital e assinou a ordem de início, realizando os levantamentos topográficos, coleta de amostras de solo, perfil geológico e hidrológico. Com essas informações, a EGR e a Engedal definiram o projeto, o que foi possível projetar a construção da nova ponte cinco metros acima da antiga, evitando possíveis impactos de eventos climáticos futuros.
Etapas concluídas:
- 02/05 – Queda da ponte
- 20/05 – Publicação da licitação
- 31/05 – Empresa engedal homologada
- 03/06 – Assinatura do contrato
- 05/06 – Assinatura da ordem de início
- 21/06 – Equipes executam sondagens do solo
- 16/07 – Montagem do canteiro de obras e parque de pré-moldados
- 15/08 – Início da construção das fundações
A ação integra o Plano Rio Grande, programa de reconstrução, adaptação e resiliência climática do Estado que visa planejar, coordenar e executar ações para enfrentar as consequências sociais, econômicas e ambientais da enchente histórica.
Notícias relacionadas
Especialistas pedem mais vacinação contra aumento da dengue no verão
Situação é preocupante, diz presidente da SBI, Alberto Chebabo
Acesso Grasel estará bloqueado na manhã desta segunda-feira
Motivo será serviços de limpeza e roçada no trecho
A educação e o esporte como ferramentas de combate ao racismo
Estudante do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisc compartilha experiências no ensino superior
Temporada de verão inicia dia 20 de dezembro no Balneário Monte Alegre
Atendimento dos guarda-vidas será de quartas a domingos das 9h às 12h e das 13h30min às 18h30min