Valores devem ser liberados até a metade do ano
Com o tema 'Reconstruindo o Brasil a partir dos Municípios', o Seminário dos Novos Gestores, uma iniciativa da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), reuniu dirigentes municipais e prefeitos, no Centro de Eventos do Plaza São Rafael, em Porto Alegre. Nesta quinta-feira (16), o governador José Ivo Sartori participou do painel no início da tarde, que discutiu o tema 'Caminhos para um novo Brasil'.
Sartori anunciou aos gestores municipais que "possivelmente até metade do ano recursos da nova fase de repatriação, da ordem de 46%, ficarão para municípios e estados, fato que só foi acordado em razão da construção conjunta entre os poderes, em Brasília".
"O bom gestor é aquele que não teme enfrentar os problemas", disse o governador. Sartori destacou ações para enfrentar questões estruturais que, ao longo dos anos, colocaram o Rio Grande do Sul como um dos estados mais insolventes do país. "São muitos desafios que exigem transparência, verdade, serenidade, coragem e adoção de medidas amargas, mas necessárias", explicou. O governador citou iniciativas adotadas para controlar os gastos e enfrentar a grave crise financeira instalada no estado, como também as parcerias que viabilizaram repasses para hospitais e obras de infraestrutura, especialmente, relativos aos acessos asfálticos.
Desde o início do governo, medidas foram tomadas para diminuir o déficit público como a Lei de Responsabilidade Fiscal, Previdência Complementar, avanços na negociação da dívida com a União, ampliação das ações de transparência do Executivo e aprovação do Plano de Modernização do Estado pela Assembleia Legislativa. Além de aderir ao Plano Nacional de Segurança, que reforça o enfrentamento à criminalidade, o próximo passo agora é aguardar a aprovação do auxílio aos estados em calamidade financeira, em avaliação no Congresso Nacional.
O seminário coloca em discussão experiências para que os gestores municipais possam assumir o protagonismo no debate sobre o projeto de nação desejado daqui para frente. "É fundamental que prefeitos e prefeitas capitaneiem o esforço para construir um país melhor, mais desenvolvido. Só desta forma, a sociedade conseguirá ter do poder público o retorno que espera e deseja"”, salientou o presidente da Famurs, Luciano Pinto.
Notícias relacionadas

Prefeitura de Mato Leitão prepara área para construção de quadras esportivas
Projeto prevê a construção de quadras de futebol Society, volêi de areia, cancha de bocha, pista de skate e vestiários

Com um pedido de redutor a cada três dias, Santa Cruz terá audiência sobre controle eletrônico de velocidade
Instalação dos equipamentos divide opinião dos parlamentares

Novo sistema de licenciamento ambiental entra em operação em Santa Cruz
Plataforma Aprova Digital centraliza análises, autorizações, assinaturas e cobranças em um único ambiente

Empresas aéreas podem negar embarcar animais de suporte emocional, diz STJ
Ministra relatora argumentou falta de regulamentação da questão