Geral

Diferença de gerações no mercado de trabalho é tema do Café Empresarial

Publicado em: 30 de julho de 2024 às 14:06
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Café Empresarial ocorreu no auditório 2 da ACI | Foto: Rodrigo Nascimento
    compartilhe essa matéria

    Encontro foi realizado na manhã desta terça-feira, Associação Comercial e Industrial de Santa Cruz

    A Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz, promoveu, nesta terça-feira (30), a edição de julho do Café Empresarial. Com o tema “O papel do CEO como mentor na formação de líderes no ambiente empreendedor”, o encontro foi conduzido pelo economista e CEO da Excelsior Alimentos, Luiz Motta.

    Foto: Rodrigo Nascimento

    Segundo ele, as empresas enfrentam um momento que exige muita reflexão. Isso porque, há várias gerações trabalhando em um mesmo ambiente. “São pensamentos diferentes, vivências diferentes. Há o pensamento linear e o digital, a dificuldade de adaptação por parte de alguns jovens, por exemplo”, detalha.

    Diante destes desafios, Motta explica que é necessário que o jovem busque entender a realidade da empresa na qual está inserido e, com isso, se adapte. No entanto, o economista também reforça que as empresas precisam compreender o jovem, se adaptando aos seus conhecimentos e buscando auxiliá-lo neste processo.

    Leia também

    “Nestes momentos é de extrema importância que haja um CEO e que ele dê o exemplo. Porque, temos um jovem com pouca experiência, mas um nível de confiança alta, então entra o CEO para resgatar esse jovem para que ele possa se tornar um expert”, analisa.

    Outro ponto de diferença, conforme Motta, é a questão de lealdade e mudanças de emprego. Ele destaca que sua geração era focada na lealdade, agora os jovens, por sua vez, buscam propósito e oportunidades para se encontrarem profissionalmente. “Cabe, então, as empresas conversarem, entenderem o que esses jovens querem e como é possível alinhar isso com profissionais mais experientes.”