Em Santa Cruz, a ideia era mostrar a cultura de forma ampla, destacando também os pontos turísticos e monumentos da cidade
Santa Cruz do Sul recebeu na semana passada a instalação de uma arte mural que chama a atenção da comunidade na esquina das ruas Marechal Floriano e Galvão Costa. Já conhecido como Praça da Cultura, o cruzamento entre as duas vias centrais vem se notabilizando por sediar atividades artísticas e culturais no município. O local também congrega a biblioteca municipal, secretaria de cultura e coworking cultural.
O responsável pela obra foi o artista gaúcho Jackson Brum, que já havia visitado santa cruz pela ligação com a cultura hip hop. O designer gráfico é grafiteiro há mais de 30 anos, além de atuar com a dança como diretor e bailarino e se especializou na arte mural, com a qual trabalha há 17 anos.
Natural de Porto Alegre, Jackson reside atualmente em Viamão e conversou com a Arauto News por telefone. Ele relatou como foi o convite para preparar a obra de arte a céu aberto. São 17 anos de trabalho reconhecido no Estado, país e exterior. “Eles entraram em contato comigo pra fazer um orçamento, foi aprovado e aí começou a conversa, já faz bastante tempo. Só o layout, pra ter uma ideia, fora a parte de burocracia, tudo, foram média de quatro meses pra conseguir ser aprovado. Porque não é só uma pintura, é um pedaço de um coração de uma cidade ou melhor, de uma mensagem que quer ser passada, então precisa ser pensada e pesquisada“, frisa.

FOTOS CLÓVIS SANTOS/DIVULGAÇÃO
Conforme o artista é necessário um tempo de 40 a 60 dias para criação da obra, o que parte de um briefing do cliente. A partir do envio da proposta, e do que que é imaginado para o espaço, Brum realiza uma pesquisa e oferece sugestões, lapidando a ideia de forma conjunta. No caso de Santa Cruz a ideia era mostrar a cultura de forma ampla, destacando também os pontos turísticos e monumentos da cidade.
Realizada durante o mês de julho, a pintura levou quatro dias para ficar pronta. Além de Jackson, dois outros artistas de sua equipe atuaram no local. O trabalho consistiu em preparar as paredes para receber as tintas, uma base de cor sólida com tintas acrílicas e desenhos e detalhes feitos com spray. Após, também foi aplicada uma camada de resina por cima da pintura que protege e aumenta a durabilidade do mural.
Para Jackson Brum, cada projeto é uma alegria, pois seu trabalho consiste em passar uma mensagem e abordar temas positivos, sempre utilizando como característica as cores vivas. A obra pode ser conferida na Praça da Cultura.
Notícias relacionadas

Fenachim é lançada em Porto Alegre com evento no 35 CTG
O evento ocorre de 1º a 4 e de 7 a 11 de maio, no Parque do Chimarrão, em Venâncio Aires

“Terá gostinho de superação”, afirma Rainha sobre Expocande 2025
Festividade inicia no dia 30 de abril; edição também marca os 100 anos de emancipação de Candelária

Mostra reúne mais de 50 artistas em galeria temporária no Quiosque da Praça
Mercado de Arte acontece de 25 de abril a 10 de maio e é aberto ao público

Após dez anos, moradores de Mato Leitão concluem projeto e visitam todos os municípios do Rio Grande do Sul
Carlos Ruschel e Diana Alves exploraram os municípios gaúchos juntamente com o filho Augusto