Cooperativa é uma importante fonte de renda para muitas famílias de catadores locais
A Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat) atua há 14 anos no recolhimento de resíduos recicláveis na Terra da Oktoberfest, através do Programa Municipal de Coleta Seletiva Solidária, fornecendo uma importante fonte de renda para muitas famílias de catadores locais e oportunidades de trabalho digno e inclusão social.
Em entrevista ao Direto ao Ponto, na Arauto News, a coordenadora geral, Vera Lúcia Flores da Rosa e a coordenadora de finanças, Marilane Poeckel destacaram o trabalho da Coomcat e a importância na economia e sustentabilidade de Santa Cruz.
Segundo Marilane, a Coomcat opera sob os princípios da economia solidária, oferecendo condições de trabalho justas e seguras, incluindo Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), treinamentos e refeitórios para os cooperados. O foco são catadores individuais.
A cooperativa está atualmente com vagas abertas para diversas funções, desde motoristas de coleta até trabalho administrativo e triagem de resíduos. Para aqueles que desejam se juntar à Coomcat, o contato pode ser feito através das redes sociais @cooperativa_coomcat_ ou na sede localizada na Rua Venâncio Aires, número 1445, no Centro da cidade.
“As pessoas que entram na Coomcat, a gente tenta profissionalizar o máximo, pois é isso que a cooperativa quer, gerar trabalho e renda, incluir mais pessoas e expandir. […] Quem trabalha na Coomcat está trabalhando para salvar o planeta”, disse.
Além de ser responsável pela coleta e processamento dos materiais descartados pela comunidade, a Coomcat tem como objetivo a educação ambiental em residências e escolas. A coordenadora Vera Lúcia enfatizou que, apesar dos avanços, ainda é necessário uma grande conscientização da comunidade sobre a separação e destinação correta dos resíduos.
Notícias relacionadas
Seminário debate a ampliação do aeroporto de Santa Cruz
Encontro reuniu lideranças políticas, empresariais e representantes de entidades regionais
ARAUTO REPÓRTER UNISC 29 de Novembro de 2024
No Arauto Repórter de hoje, você confere: ➡️ Ministério Público propõe multa e indenização aos consumidores em ação sobre a qualidade da água. ➡️ Prefeita Helena Hermany solicita que abastecimento seja feito apenas com água do Rio Pardinho e poços.…
Projeto que incentiva jovens a empreender no campo abre inscrições no Rio Grande do Sul
Selecionados no programa recebem treinamento e apoio financeiro para viabilizar seus empreendimentos
Projeto Sonho de Leitura forma 12 idosos alfabetizados no Cras Beatriz
Iniciativa é fruto de parceria entre a Prefeitura e a Unisc