Local vai receber 72 unidades habitacionais, através de programa estadual
Iniciou, oficialmente, na manhã desta sexta-feira (19), o processo de demolição da estrutura do antigo Instituto Penal Mariante (IPM), localizado em Vila Estância Nova, no interior de Venâncio Aires. Os trabalhos serão realizados pela empresa Rental Demolição, Pavimentação e Terraplanagem, de Canoas.
Engenheiro Civil e responsável técnico da empresa, Efraim Mota, explica que a primeira etapa consiste na demolição preliminar para juntar material para a realização de uma base. Essa bancada, como é chamada pelos profissionais, servirá para a máquina subir e ter acesso aos andares superiores do antigo prédio.
A estimativa é de que o processo leve cerca de 30 dias. Após a demolição, começará o processo de segregação, que consiste na separação dos materiais que vão servir ou não para a base. “O serviço seguirá de forma continuada, respeitando cada processo. Ele vai passo a passo, mas sem parar. Uma etapa sobrepõe a outra”, detalha.
Os trabalhos foram acompanhados pelo prefeito Jarbas da Rosa e pela secretária de Planejamento e Urbanismo e Infraestrutura e Serviços Públicos, Deizimara Souza. Conforme o chefe do Executivo, o planejamento para a construção dos lotes habitacionais iniciou ainda em maio, após o atendimento inicial e urgente às famílias atingidas pela cheia do Rio Taquari.
Leia também
“Lá em maio nós fizemos a solicitação desta área junto ao Governo do Estado. Depois houve a visita do governador Eduardo Leite que autorizou a ampliação e a construção destas 72 unidades habitacionais. Estamos trabalhando na viabilização da infraestrutura deste local, já que são quase seis hectares que vão receber além das casas, uma área para futuro posto de saúde e para academia”, ressalta.
Após a demolição dos prédios, terá início a segunda etapa do projeto que envolve a urbanização. O contrato com a empresa já está sendo formalizado, conforme o prefeito, e ela fará as etapas que envolvem luz, água, saneamento e pavimentação. E, por fim, a terceira etapa compete ao Governo do Rio Grande do Sul que é a instalação das casas no terreno, através do programa A Casa É Sua – Calamidades.
Com relação aos prazos, Rosa explica que a urbanizadora trabalhará de 60 a 90 dias e a empresa contratada pelo Governo do Estado mais 120 dias. “Somando ainda o prazo de demolição, acreditamos que em torno de 180 a 210 dias tudo esteja terminado, mas também dependemos de boas condições climáticas.”
Para o prefeito de Venâncio Aires, a demolição do prédio do antigo IPM marca uma nova fase não apenas para Estância Nova, mas para “centenas de famílias que foram atingidas pelas últimas cheias.” Além da área no interior do município, a população também será realocada para residências na área urbana, conforme interesse.
Notícias relacionadas
“Temos condições de encontrar soluções adequadas, mantendo o túnel verde”, afirma José Alberto Wenzel
Geólogo e ambientalista se posiciona contra a retirada gradativa das tipuanas da Rua Marechal Floriano
Rádio Revista – Ezequiel Alves, Músico
Ezequiel Alves, o Zequi do Soul de Lajeado lança a música Eu Tô Atoa.
Rádio Revista – Thiago Porto, Músico
O convidado do Programa Rádio Revista nesta sexta-feira foi o músico Thiago Porto, que além de relembrar sua trajetória e carreira, fez um som ao vivo do lançamento autoral Faça Chuva ou Faça Sol.
Rádio Revista – Juliana Caetano, Secretária da ASAN e Claudia Costa, Assistente Social
Asan realiza campanha de apadrinhamento de residentes no Natal.