Geral

Coordenadoria da Diversidade coloca em prática políticas públicas para a população LGBT

Publicado em: 16 de julho de 2024 às 14:40 Atualizado em: 17 de julho de 2024 às 12:21
  • Por
    Emily Lara
  • Colaboração
    Paola Severo
  • Maiquel Raasch
    compartilhe essa matéria

    Novo coordenador, Maiquel Raasch falou sobre o trabalho realizado como titular do órgão

    O santa-cruzense Maiquel Raasch, de 27 anos, assumiu há duas semanas como coordenador da Coordenadoria da Diversidade de Santa Cruz do Sul. Em entrevista ao programa Rádio Revista, na Arauto News, ele relembrou seu início no ativismo e com causas sociais e falou sobre o trabalho realizado como titular do órgão.

    A história do jovem iniciou com atividades pela sua comunidade do Bairro Bom Jesus, onde realizou organização de eventos como o Aniversário do Bem, entre outras iniciativas. “Foi no bairro que eu tive toda a experiência social com vizinhos e amigos. [..] ao enxergar a realidade da comunidade”, contou.

    Raasch explicou que o trabalho da Coordenadoria da Diversidade é propor e colocar em prática políticas públicas no âmbito municipal para a população LGBT. Ele destacou também que Santa Cruz foi o primeiro município do interior do estado a possuir o órgão.

    Como coordenador, Maiquel também faz o acompanhamento de denúncias policiais para que os casos não sejam registrados apenas como agressão ou assédio moral, mas como lgbtfobia, garantindo que os dados sejam mais claros. Segundo ele, há advogados parceiros do departamento que auxiliam. “Se hoje eu for viabilizar uma casa de apoio para a população LGBT ou uma delegacia de crime de ódios, eles vão me pedir dados e eu não terei esses dados, pois são números subnotificados. Então esse processo de acompanhamento é muito importante para isso também”, explicou.

    O órgão também atua como ponte com o Ambulatório Multiprofissional de Atenção à Saúde da População LGBTQIA+ (Ambitrans) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), para atendimento psicossociais.

    No momento, o coordenador destacou que o foco está na organização do Fórum da Diversidade que é anual e aberto à comunidade. O evento ocorre em 18 de outubro e terá como tema “Ontem, hoje e amanhã: o legado de Stonewall”. A atividade contará com mesas sobre ativismos, com novas lideranças e movimentos sociais que instiguem a sociedade a se engajar pela causa. Uma das convidadas é a deputada Erika Hilton, que deve participar online.

    A Coordenadoria da Diversidade existe há dois anos. Os atendimentos são realizados junto à Secretaria de Desenvolvimento Social, na Rua Coronel Oscar Jost, número 1.576, com atendimento das 8h às 12h e das 13h às 17h.

    Escute a entrevista completa: