Novo coordenador, Maiquel Raasch falou sobre o trabalho realizado como titular do órgão
O santa-cruzense Maiquel Raasch, de 27 anos, assumiu há duas semanas como coordenador da Coordenadoria da Diversidade de Santa Cruz do Sul. Em entrevista ao programa Rádio Revista, na Arauto News, ele relembrou seu início no ativismo e com causas sociais e falou sobre o trabalho realizado como titular do órgão.
A história do jovem iniciou com atividades pela sua comunidade do Bairro Bom Jesus, onde realizou organização de eventos como o Aniversário do Bem, entre outras iniciativas. “Foi no bairro que eu tive toda a experiência social com vizinhos e amigos. [..] ao enxergar a realidade da comunidade”, contou.
Raasch explicou que o trabalho da Coordenadoria da Diversidade é propor e colocar em prática políticas públicas no âmbito municipal para a população LGBT. Ele destacou também que Santa Cruz foi o primeiro município do interior do estado a possuir o órgão.
Como coordenador, Maiquel também faz o acompanhamento de denúncias policiais para que os casos não sejam registrados apenas como agressão ou assédio moral, mas como lgbtfobia, garantindo que os dados sejam mais claros. Segundo ele, há advogados parceiros do departamento que auxiliam. “Se hoje eu for viabilizar uma casa de apoio para a população LGBT ou uma delegacia de crime de ódios, eles vão me pedir dados e eu não terei esses dados, pois são números subnotificados. Então esse processo de acompanhamento é muito importante para isso também”, explicou.
O órgão também atua como ponte com o Ambulatório Multiprofissional de Atenção à Saúde da População LGBTQIA+ (Ambitrans) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), para atendimento psicossociais.
No momento, o coordenador destacou que o foco está na organização do Fórum da Diversidade que é anual e aberto à comunidade. O evento ocorre em 18 de outubro e terá como tema “Ontem, hoje e amanhã: o legado de Stonewall”. A atividade contará com mesas sobre ativismos, com novas lideranças e movimentos sociais que instiguem a sociedade a se engajar pela causa. Uma das convidadas é a deputada Erika Hilton, que deve participar online.
A Coordenadoria da Diversidade existe há dois anos. Os atendimentos são realizados junto à Secretaria de Desenvolvimento Social, na Rua Coronel Oscar Jost, número 1.576, com atendimento das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Escute a entrevista completa:
Notícias relacionadas
Previdência quer proibir uso de aposentadorias e pensões em bets
Ministro diz que proibição é forma de proteger verba de sobrevivência
Torcida Organizada – Arauto News – 29/11/2024
Projeção da rodada da dupla no fim de semana, Ceisc União Corinthians e a final da Libertadores // Participantes: Eduardo Wachholtz, Bianca Mallmann, Kássia Machado, Rafael Cunha, Nícolas da Silva, Sandro Viana e Luciano Almeida
“Temos condições de encontrar soluções adequadas, mantendo o túnel verde”, afirma José Alberto Wenzel
Geólogo e ambientalista se posiciona contra a retirada gradativa das tipuanas da Rua Marechal Floriano
Rádio Revista – Ezequiel Alves, Músico
Ezequiel Alves, o Zequi do Soul de Lajeado lança a música Eu Tô Atoa.