Contingente gaúcho, que tem mais de 700 participante, é o terceiro maior do país
Eles partiram rumo a São Paulo para celebrar o centenário do escotismo no Brasil. Na tarde desta sexta-feira (12), quatro jovens santa-cruzenses acompanhados de uma chefe voluntária embarcaram num sonho para todo participante do movimento escoteiro: um jamboree. Esse evento que congrega mais de seis mil escoteiros e escotistas de todo país e inicia oficialmente neste sábado (13) e vai até o dia 19 de julho.
O Jamboree do Centenário da União dos Escoteiros do Brasil promete ser marcante para os participantes da região: a chefe guia Adriana Penno Dini, o senior Rodrigo Penno Dini e as escoteiras Bianca Schröeder Kist e Maria Luiza Machado Guimarães são integrantes do GEMSAL (Grupo Escoteiro Marista São Luis) e Emanuelly Severo Wermuth é do Grupo Escoteiro MacLaren. Além disso, a pioneira do Grupo de Escoteiros de Santa Cruz, Helen Stein, também participará.
A troca de experiências que essa vivência vai oportunizar, com escoteiros de norte a sul do país, é o que mais motiva os santa-cruzenses a essa aventura inédita, assegura a chefe Adriana. O contingente gaúcho é o terceiro maior do país com mais de 700 participantes.

Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação
O Jamboree acontece a cada quatro anos no Brasil e reúne milhares de crianças/jovens e adultos do movimento escoteiro. Esta edição será realizada na cidade de Barretos, em São Paulo, tendo sua proposta educativa fundamentada nos conceitos básicos do Projeto Educativo dos Escoteiros do Brasil, buscando estimular nos jovens a capacidade de jogar, sonhar, se aventurar, criar e refletir, como meios privilegiados para que descubram a própria identidade, aprendendo a conviver com outras pessoas, explorando o mundo e transformando realidades.
O Jamboree Nacional oferece a oportunidade para que os jovens vivenciem experiências educativas junto à natureza, oportunize a integração e diálogo, além de servir como um ambiente de amizade e integração, se convertendo em um espaço para informar, conscientizar e comprometer os participantes em ações que ajudem na construção de um mundo melhor.
Notícias relacionadas

ARAUTO REPÓRTER UNISC 7 de Maio de 2025
No Arauto Repórter de hoje, você confere: ➡️ Projeto Caminhos Profissionais une Grupo Arauto e Grupo Foco para incentivar a comunicação não violenta. ➡️ Santa Cruz e Vera Cruz estão entre os municípios contemplados pelo programa Desassorear RS. ➡️ Igreja…

Mais de 5 mil metros cúbico de cascalho são retirados do Arroio Sampaio
Cidade das Orquídeas, foi contemplada com serviços de até R$ 741 mil do Desassorear RS

Assunto Nosso – Jeferson Cappellari, Danieli Eichwald e Carina Bublitz, Grupo Foco
O programa Assunto Nosso dessa edição contou com a presença de Jeferson Cappellari, a Diretora IMI, Danieli Eichwald, e com a Coordenadora de Projetos Grupo Foco, Carina Bublitz. Juntos trouxeram a tona informações sobre o projeto Comunicação não Violenta.

Igreja de Santa Cruz é multada em R$ 5 mil por barulho do sino
Penalidade foi aplicada após a reclamação de um morador das proximidades, que alegou incômodo causado pelo badalar da estrutura