Geral

Governo do Estado inicia distribuição de kits escolares da Campanha Mochila Cheia

Publicado em: 12 de julho de 2024 às 07:00
  • Por
    Assessoria de Imprensa
  • Além dos materiais escolares, a campanha também visa recompor o acervo de 138 bibliotecas escolares destruídas pelas enchentes | Foto: Gustavo Perez/Ascom Seduc
    compartilhe essa matéria

    Seduc tem como meta reunir mais de 100 mil kits escolares completos

    Um mês após o início da Campanha Mochila Cheia, promovida pela Secretaria da Educação (Seduc), o governo do Estado começou, nessa quinta-feira (11), a distribuir os kits escolares para crianças e jovens atingidos pelas enchentes. O Centro Esportivo Sesi Rubem Berta, na Zona Norte de Porto Alegre, foi o primeiro a receber os conjuntos de doação.

    A entrega contou com a presença da secretária da Educação, Raquel Teixeira; do diretor-geral da Seduc, André Domingues; e das equipes envolvidas na campanha e no centro. O espaço funciona como abrigo para famílias da região, especialmente do bairro Arquipélago, que abrange as ilhas da capital. No local, também estão estudantes da Rede Estadual desalojados. Para ajudá-los, um grupo de professores de escolas estaduais oferece apoio pedagógico presencial, de segunda a sexta-feira.

    Durante a entrega, Raquel agradeceu pelas doações recebidas, destacando que se trata de um exemplo de solidariedade e união. “Cada item doado é um gesto de carinho e apoio que crianças e jovens tanto precisam neste momento. Representa uma esperança renovada para que os estudantes possam retomar suas atividades escolares com dignidade”, afirmou.

    Leia também

    A Seduc tem como meta reunir mais de 100 mil kits escolares completos para garantir que os estudantes possam acompanhar as aulas em boas condições. Até então, foram doados cerca de 217 mil itens – incluindo mochilas, cadernos, lápis de cor, canetas hidrocor, apontadores, giz de cera, canetas, estojos, lápis preto, lapiseiras, caixas de grafite, borrachas, calculadoras, réguas e garrafas squeezes.

    As doações são realizadas por pessoas físicas e jurídicas, como entidades, associações e instituições da sociedade civil. As equipes da secretaria selecionam e organizam os donativos conforme a idade e a série escolar dos beneficiários.

    Recomposição de acervo bibliográfico

    Além dos materiais escolares, a campanha também visa recompor o acervo de 138 bibliotecas escolares destruídas pelas enchentes. A lista completa dos livros aceitos para doação está disponível no site da Seduc.

    Em Porto Alegre, o ponto de coleta da campanha é a Escola Estadual Maria Thereza da Silveira. No interior, as doações são organizadas pelas Coordenadorias Regionais de Educação.