Estado segue com tendência de diminuição de ocorrências, apresentando resultados históricos
O primeiro semestre do ano finalizou com queda nas mortes violentas em todo o Estado. Os latrocínios caíram 28% em 2024, na comparação com o primeiro semestre do ano anterior. Em 2023, o Estado registrou 25 vítimas de roubo seguido de morte, enquanto em 2024 foram 18. As tabelas foram publicadas no site da Secretaria da Segurança Pública (SSP). A pasta também divulgou, nesta quarta-feira (10), os indicadores referentes a junho.
Os crimes de feminicídio reduziram 36% no período de janeiro a junho de 2024, em comparação com o ano anterior. Foram 28 mortes em razão de gênero no primeiro semestre deste ano, enquanto em 2023 o Estado registrou 44 vítimas de feminicídio. Os homicídios reduziram 17,8% em comparação com o primeiro semestre de 2023. No acumulado, foram 726 vítimas em 2024, frente às 883 vítimas deste crime em 2023.
Roubo de veículos tem o menor total da série histórica
Os crimes violentos contra o patrimônio também reduziram no primeiro semestre de 2024, principalmente em razão das ações integradas entre Brigada Militar e Polícia Civil. O roubo de pedestres teve o menor total da série histórica no acumulado do período, com queda de 45% no semestre, em comparação com 2023. O roubo de veículos também foi o menor na série histórica no período. Os 1.228 casos registrados no primeiro semestre deste ano representam uma queda de 40% frente aos mais de 2 mil roubos de veículos do mesmo período de 2023.
No campo, os indicadores de furto abigeato seguem a tendência de queda registrada nos demais crimes patrimoniais. No primeiro semestre de 2024 a queda foi de 25% em comparação aos casos registrados no mesmo período do ano anterior.
No transporte coletivo a retração foi de 43,4% com 172 casos registrados em 2024, frente às 304 ocorrências do mesmo período de 2023. As ocorrências em estabelecimentos comerciais tiveram redução de 16,5% no período avaliado. A análise dos indicadores do mês de junho pode ser conferida no site da SSP.
Notícias relacionadas

Homem tentou estuprar mulher cega em Vera Cruz
Ele foi preso em flagrante pela Brigada Militar e encaminhado ao presídio; casal estava junto há quatro anos

Envolvido em assalto em Linha Santa Cruz é capturado pela Draco
Adolescente foi identificado em investigação; junto de comparsa, ele roubou moto nas imediações de um mercado, em maio

O que a polícia já sabe sobre o duplo homicídio registrado em Barros Cassal
Vítimas foram alvejadas por mais de 20 disparos; entre as informações já apuradas, está o município que pertencia o carro usado pelos executores, que posteriormente foi incendiado

Caminhão de Santa Cruz se envolve em acidente com carro de luxo na ERS-122
Comando Rodoviário e Brigada Militar atenderam a ocorrência