No Estado, um em cada cinco quartéis trabalham de forma parcial
A falta de efetivo e do repasse de horas extras, combinada à cedência de profissionais do Corpo de Bombeiros para a Operação Golfinho está fazendo com que alguns quartéis precisem paralisar os atendimentos, pelo menos em alguns dias da semana. Na região, a unidade dos Bombeiros localizada no Distrito Industrial, em Santa Cruz do Sul, já passa por esse problema. Neste mês, o quartel chegou a ficar cinco dias de portas fechadas. Mas em Vera Cruz, qual a situação do Corpo de Bombeiros?
Até o momento, os serviços seguem normais. Isso porque a corporação local é mista, formada por militares, civis e voluntários. Além disso, há um contrato com as Prefeituras de Vera Cruz e Vale do Sol. O montante repassado pelos dois municípios ultrapassa R$ 10 mil mensais, o que mantém o pagamento dos bombeiros civis. Se Vera Cruz não contasse com os civis, a situação seria semelhante a de municípios que estão com atendimentos parciais.
De acordo com o responsável interino do Corpo de Bombeiros de Vera Cruz, 3º sargento Fábio Garske Madrid, são oito bombeiros militares no município, sendo que dois não tiram serviço – um é o comandante e o outro é responsável pelo Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI). Com isso, restam seis militares. Em uma escala de 24 horas trabalhadas e 72 horas de folga (escala atual), os Bombeiros de Vera Cruz atenderiam dois dias e fechariam um. Além disso, neste sistema estariam de trabalho apenas dois bombeiros, o que é praticamente inviável, segundo o sargento Fábio. Com o apoio de sete civis, a situação melhora. “Estão sempre três bombeiros trabalhando, sendo pelo menos um militar”, explica.
Confira a matéria completa na edição impressa do Jornal Arauto desta terça-feira.
Notícias relacionadas
Super Lenz inaugura quarta loja em Venâncio Aires: “dia especial para nossa família”
Empreendimento tem 1,4 mil metros quadrados
Escutar com sabedoria
A arte de escutar é uma habilidade poderosa. A fala carrega força, mas é na escuta que encontramos compreensão e empatia. Ouvir com atenção abre caminhos para conversas mais significativas, onde cada palavra dita tem um propósito. A vida nos…
Expectativa de vida ao nascer no Brasil sobe para 76,4 anos em 2023
No ano anterior, esperança de vida era de 75,5 anos
Chegou a maratona natalina
Talvez a campanha por compras ajude a diminuir a pressão psicológica residual da destruição das águas e deixe as pessoas mais confiantes