Campanha orienta estudantes sobre o uso da faixa de pedestres
Ao receber o folder com informações, o garoto Kauan Vítor Lopes, de 8 anos, observou o material e, ao ser questionado, comentou: “Agora vou atravessar sempre na faixa, porque sei que o trânsito é perigoso”, disse o menino, aluno do 4º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Duque de Caxias.
Foi nessa instituição que, além de Kauan, todos os alunos das séries iniciais receberam orientações sobre os cuidados que devem ter para atravessar a faixa e pedestre. A ação ocorreu nesta segunda-feira (20).
Com o objetivo de conscientizar os estudantes da rede municipal de ensino sobre o uso correto da faixa de segurança, a Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul, através das Secretarias de Educação (SEE), de Transportes e Serviços Urbanos (SETSU) e de Comunicação (SECOM), decidiu produzir uma campanha especial para sensibilizar os alunos.
A aposentada Solange da Cruz, que acompanha o neto Isaías, de 9 anos, e Maria Isabele, de 4, elogiou a iniciativa. “Isso é bom porque as crianças precisam aprender a olhar para os dois lados antes de atravessar”, declarou. Para a diretora da Escola Duque de Caxias, Nádia Rejane Carriço Fraga, é importante chamar atenção para o assunto no primeiro dia de aula. “É fundamental que nossos se deem conta de que precisam se cuidar ao atravessar à rua”, disse a diretora.
Segundo o secretário de Transportes e Serviços Urbanos, Gerson Vargas, a maior preocupação da secretaria é com a segurança dos pedestres. “Faremos um trabalho específico nas escolas, para orientar os pais e os alunos”.
A secretária de Educação, Jaqueline Marques de Souza, frisou que todos os espaços são educadores. “Nossos alunos merecem todo cuidado na sua jornada até a escola. Queremos intensificar a educação para o trânsito nas salas de aula e fora dela também”.
Para o secretário de Comunicação, Régis de Oliveira Júnior, responsável pela elaboração da campanha, a Prefeitura quer conscientizar os jovens com uma linguagem atrativa e diferente. “Os estudantes precisam estar conscientes de que é preciso sempre atravessar na faixa. Para fazer alusão aos perigos relacionados à falta de cuidados, utilizamos o vocabulário dos jogos eletrônicos como, por exemplo, game over e reset”, destacou Régis.
Outras duas escolas vão receber a mesma ação nesta semana. Na quarta-feira (22), às 11h30min, será na Escola Municipal Harmonia. E na sexta (25), na Escola Municipal Luiz Schroeder, às 7h30min.
Notícias relacionadas
Escutar com sabedoria
A arte de escutar é uma habilidade poderosa. A fala carrega força, mas é na escuta que encontramos compreensão e empatia. Ouvir com atenção abre caminhos para conversas mais significativas, onde cada palavra dita tem um propósito. A vida nos…
Expectativa de vida ao nascer no Brasil sobe para 76,4 anos em 2023
No ano anterior, esperança de vida era de 75,5 anos
Chegou a maratona natalina
Talvez a campanha por compras ajude a diminuir a pressão psicológica residual da destruição das águas e deixe as pessoas mais confiantes
Por Álvaro Werner
Cães e gatos podem receber vacina contra raiva neste sábado
Iniciativa é do curso de Medicina Veterinária da Unisc e acontece na Praça José Bonifácio, no centro da cidade