Novo Marco Regulatório do Saneamento Básico estabelece que o percentual ideal seja inferior a 30%
De acordo com as metas estabelecidas no novo Marco Regulatório do Saneamento Básico, o percentual de perdas de água deve chegar a 30% em todos os municípios brasileiros até 2033. No entanto, ainda há cidades em que este percentual é maior que 50%, como ocorre em Santa Cruz do Sul.
A informação foi apresentada pelo gerente de Relações Institucionais da Corsan/Aegea, João Batista Corim. Ele explica que desde que a Aegea assumiu o controle acionário da Corsan, em julho de 2023, tem investido principalmente na questão de tecnologias e novos equipamentos que possam auxiliar na identificação de pontos onde ocorrem vazamentos ou outros tipos de perdas.
“Nós temos um centro de operação integrada, que fica em Porto Alegre, que é uma ferramenta de gestão muito importante e que nos auxilia na execução. Também temos um centro aqui em Santa Cruz do Sul, onde temos a nossa coordenadoria operacional, que também se consegue visualizar todo o sistema de Santa Cruz de maneira diária, 24 horas por dia”, destaca.
Leia também
Com relação as perdas, Corim salienta que o município registra em torno de 56% e 58%, um percentual ainda muito elevado. “Nós estamos fazendo um trabalho de pesquisa e conserto de vazamentos. A companhia já fez um piloto na região metropolitana com equipamento israelita via satélite, que localiza o vazamento através do cloro, se marca o ponto e nossos colegas agora estão efetuando o conserto desses vazamentos, e a gente quer trazer também para a região central”, revela.
O gerente explica que por Santa Cruz estar localizada em um terreno acidentado algumas medidas especiais precisam ser adotadas. Entre elas, medidas que garantam o monitoramento da pressão. No entanto, ele ressalta que a questão das perdas também passa pelas perdas comerciais. “A companhia investiu muito na questão da substituição dos micromedidores, que são os hidrômetros instalados nas residências, já que isso contribui para o índice de perdas. Também existem as ligações clandestinas, que é o famoso gato de água. É recurso que está indo fora, é um desperdício de um bem que é a água. Então, é extremamente importante esse trabalho de combate a perdas.”
Para combater e melhorar os índices em Santa Cruz, a Corsan/Aegea implementou fiscalizações com equipes específicas, especialmente para verificar questões relacionadas às ligações clandestinas.
Confira a entrevista completa:
Notícias relacionadas
Temporada de verão inicia dia 20 de dezembro no Balneário Monte Alegre
Atendimento dos guarda-vidas será de quartas a domingos das 9h às 12h e das 13h30min às 18h30min
Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais
Medida proíbe uso do produto para fins estéticos
Obra do aterro da rampa de acesso da nova ponte da ERS-130 inicia quarta-feira
O projeto prevê a construção de aterro para criar a rampa de 170 metros de pista de rolamento até a altura da nova estrutura da ponte
Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 55 milhões
Próximo concurso será na terça-feira