Política

Zonas eleitorais devem convocar mesários em breve

Publicado em: 04 de julho de 2024 às 09:57 Atualizado em: 06 de julho de 2024 às 10:26
  • Por
    Emily Lara
  • FOTO: FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL
    compartilhe essa matéria

    Edital com os nomes dos convocados em Santa Cruz deve ser publicado na próxima terça-feira

    As zonas eleitorais da região já estão organizando a estrutura para o pleito de outubro. Santa Cruz do Sul, dividida entre as zonas 40 e 162, está se preparando para garantir que todas as etapas do processo eleitoral ocorram sem contratempos e sejam cumpridas com eficiência e transparência.

    Em entrevista ao Grupo Arauto, os responsáveis pelas zonas eleitorais do município, Jaime Melchionna e Rejane Tomm, explicaram que o trabalho é contínuo, pois quando uma eleição acaba, os profissionais já começam a se preparar para a próxima. O preparo envolve desde a organização de materiais até a manutenção das urnas eletrônicas e vistorias dos locais de votação.

    Atualmente, as zonas estão na fase de preparação para a convocação dos mesários. O edital com os nomes dos convocados deve ser publicado na próxima terça-feira (9). As convocações serão enviadas pelo WhatsApp, através do número do tribunal 2312-2015, que também estará disponível para contato dos eleitores.

    Segundo os profissionais, em eleições municipais, muitos são impedidos, pois são parentes de candidatos. Contudo, a maioria dos mesários é voluntária e permanece ativa por várias eleições consecutivas. “Cerca de 90% dos mesários de uma eleição continuam na próxima, pois já têm experiência. […] O voluntariado é muito grande aqui em Santa Cruz, nós confiamos muito nos nossos mesários, eles fazem um trabalho espetacular”, disse Jaime.

    Sobre as urnas eletrônicas, Melchionna informou que todos os equipamentos passaram por uma substituição em 2019 e possuem uma durabilidade de 10 anos. É realizada manutenção periódica a cada seis meses, incluindo testes e troca de bateria. Além disso, são feitos simulados de uma eleição fictícia para garantir que não haja problemas no dia. “O número de problemas com urnas no dia da eleição é mínimo, não chega a 2%”, afirmou.

    Referente à biometria, as novas urnas estão mais eficientes, facilitando a leitura. Nesta eleição, a biometria será híbrida. Eleitores que votaram em 2022 sem biometria poderão votar normalmente, desde que estejam com o título regular. Já aqueles que têm biometria cadastrada precisarão utilizá-la.

    Com relação às recentes enchentes, os profissionais garantiram que a data da eleição, marcada para 6 de outubro, está mantida. Segundo eles, não há risco de alteração, pois o processo é complexo e demorado. As equipes estão atentas a possíveis problemas que possam surgir até o dia do pleito, assegurando que todas as passagens e acessos estejam em condições adequadas para tráfego.

    Escute a entrevista completa: