Proposta, chamada de Terceira Idade com Dignidade, visa acolher o idoso em estado de vulnerabilidade social
Visando uma vida mais digna para os idosos, o deputado estadual Airton Artus (PDT) colocou em pauta o programa Terceira Idade com Dignidade, que acolhe a pessoa idosa em estado de vulnerabilidade social e que necessite de internação em casa geriátrica privada. A intenção é promover, a partir do sistema de parceria tripartite, dividir a responsabilidade entre Estado, município e beneficiário na aquisição de vaga em instituição geriátrica com o custo compartilhado.
A Lei nº 10.741 de 2003 que dispõe sobre os Estatuto do Idoso estabeleceu o direito à saúde e à dignidade da pessoa idosa. O artigo 15 diz que é assegurada a atenção integral à saúde da pessoa idosa, por intermédio do Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças.
Leia também
Segundo o parlamentar, a própria legislação federal já garante o direito ao acesso e internação em casa geriátrica. Porém, com o Projeto de Lei protocolado pelo parlamentar, o objetivo é torná-lo ainda mais factível. Para se encaixar no projeto, o beneficiário, ou seja, a pessoa idosa que esteja em estado vulnerabilidade social; ter mais de sessenta anos e a renda per capita na família não seja superior a um salário mínimo e meio.
Na sua justificativa, a proposição pretende dar mais um passo no avanço de direitos e conquistas para a melhora na qualidade de vida da pessoa idosa. Ao analisar especificamente a população na faixa etária com 60 anos ou mais, fica evidente o processo de envelhecimento da população gaúcha.
Notícias relacionadas

Prefeitura de Venâncio Aires conclui sindicância sobre colchões adquiridos na enchente
Relatório atesta que não houve desvio de materiais nem prejuízo aos cofres públicos

Projeto propõe disponibilizar internet gratuita em praças e parques de Santa Cruz
Iniciativa "Santa Cruz Digital" entrou na pauta da Câmara e busca promover inclusão digital, lazer e fortalecimento do turismo

Justiça Eleitoral torna Pablo Marçal inelegível pela segunda vez
Influenciador digital foi acusado de uso indevido das redes sociais

Ex-prefeita Helena Hermany assume cargo de assessora na Assembleia Legislativa
Nome aparece no Portal da Transparência vinculado ao gabinete do deputado estadual Marcus Vinicius (PP) e como representante do parlamentar