Público lotou o Plenário Vereador Nilton Garibaldi nesta segunda-feira para acompanhar a sessão em Santa Cruz
Na sessão desta segunda-feira (1º), a Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul aprovou o relatório do Conselho de Ética, que resultou na suspensão de prerrogativas do vereador Henrique Hermany, do Progressistas.
O documento baseou-se nas denúncias do Ministério Público relacionadas à Operação Controle e sugeriu punições como a proibição de participar de discussões e deliberações no Plenário, apresentar proposições e usar comunicação de liderança.
Durante a sessão, os vereadores que falavam sobre assuntos que não fossem a pauta do relatório eram vaiados pelo público presente, que lotou o Plenário Vereador Nilton Garibaldi. O presidente Gerson Trevisa precisou, em alguns momentos, solicitar silêncio para que a sessão fosse retomada.
A votação teve início por volta das 18h30min. Com 12 votos a favor e quatro contra, o relatório foi aprovado. Um processo de cassação do mandato de Henrique Hermany deve ser proposto pelo Comitê de Ética, de acordo com os vereadores Leonel Garibaldi (Novo) e Nicole Weber (Podemos).
Contatado pelo Grupo Arauto na noite desta segunda, o vereador afastado Henrique Hermany alegou censura por parte dos 12 parlamentares que votaram a favor do relatório. “Fico surpreso com a postura da câmara local, pois seguidamente criticam a censura do STF em Brasília e a tentativa de criminalização da liberdade de expressão, mas aqui me aplicam a pena da censura. Querem me calar, mas não vão conseguir“, comentou.
Notícias relacionadas
“Impressiona a capacidade de investimento dos chineses”, destaca Airton Artus
Primeira visita da comitiva gaúcha na China foi às gigantes em tecnologia Huawei e BYD
Governo conclui etapa japonesa da missão à Ásia com foco em desenvolvimento sustentável e negócios
A comitiva visitou centros de excelência em gestão de desastres e inovação e se reuniu com empresas
Indiciado, Bolsonaro diz que Moraes “faz tudo o que não diz a lei”
PF indiciou 37 pessoas por tentativa de golpe de estado
UPA e pediatria 24 horas em Rio Pardo podem avançar no ano que vem
Prefeito reeleito, Rógerio Monteiro, apresentou as principais metas para a sua próxima gestão