Serviço funciona de forma conectada e quem liga para a chamada Linha da Vida, pelo número 188, é atendido por um dos plantonistas
O Centro de Valorização da Vida (CVV) está com inscrições abertas para novos voluntários. Além do curso, que ocorre de forma on-line, as inscrições agora são via internet também. A formação terá início dia 18 de julho, capacitando o candidato para ingressar no time de voluntários de Santa Cruz do Sul, que atualmente conta com 11 pessoas.
De acordo com a porta-voz do CVV em Santa Cruz do Sul, Naira Lisane Zanette, além do curso de formação que é totalmente on-line, a partir deste ano, as inscrições passaram a ser digitais também. “Todas as pessoas interessadas fazem entram no link de inscrição, selecionam o estado e a cidade e o próprio sistema envia esta inscrição para nosso posto. Depois disso, inicia o curso, a partir do dia 18 de julho”, reforça.
Naira explica que após a inscrição efetivada, a Associação Amigos da Vida – mantenedora do CVV em Santa Cruz do Sul – faz o contato para confirmar a intenção do voluntário em participar do treinamento. “É muito simples ser voluntário do CVV. Apenas é necessário ser maior de 18 anos e dispor de 4h30min semanais para o atendimento junto ao plantão telefônico. É necessário que antes de iniciar o plantão, o voluntário esteja no posto meia hora antes, para evitar atraso no momento de ingressar no sistema”, explica.
O curso é gratuito, com duração de 13 semanas e realizado de forma on-line, pela plataforma Meet, todas as quintas-feiras, a partir de 18 de julho das 19h30min às 22h30min. As inscrições podem ser feitas antes desta data, diretamente no site do CVV, no link www.cvv.org.br/seja-voluntario. O curso é regional, com candidatos a voluntários do Rio Grande do Sul.
Atualmente, o CVV Santa Cruz do Sul conta com 11 voluntários e ajuda a compor a rede com mais de 100 postos em todo o Brasil. O serviço funciona de forma conectada e quem liga para a chamada Linha da Vida, pelo número 188, é atendido por um dos plantonistas. “A escuta é sigilosa e todas as informações desta conversa ficam entre o atendente e a pessoa que fez a ligação. Trata-se de um serviço de acolhimento e de escuta solidária, voltada às pessoas que precisam deste tipo de ajuda”, complementa.
Quase duas décadas em Santa Cruz
A Associação Amigos da Vida foi fundada em 3 de setembro de 2005 e neste ano, o Centro de Valorização da Vida do município comemora 19 anos. O posto de atendimento atualmente está instalado junto ao Corpo de Bombeiros, no Centro de Santa Cruz do Sul.
Quem quiser cooperar com o trabalho, pode depositar nas contas da entidade – Sicredi, agência 0156, conta corrente 38.249-0; Caixa Econômica Federal: agência: 0500, conta 738968727-5, operação 1388. Os depósitos efetuados serão destinados à Associação Amigos da Vida, CNPJ: 07.708.503/0001-65.
Além de manter a faixa de atendimento no serviço telefônico gratuito por meio do número 188, o CVV Santa Cruz do Sul participa de eventos e palestras em escolas, empresas e outras, sempre com ênfase e focando na valorização da vida.
Notícias relacionadas
Ator Ney Latorraca morre aos 80 anos no Rio de Janeiro
Ele estava internado na Clínica São Vicente, em Botafogo
Prefeitura de Vera Cruz atua em vazamento na caixa d’água
Moradores registraram o fato na madrugada desta quinta-feira
Mudanças climáticas e IA serão pautas do Brasil à frente do Brics
País buscará entendimento com outros países do grupo, diz embaixador
“Outras prioridades acabam fazendo a manutenção ficar para depois”, avalia administrador do HSSM
Para o próximo ano, casa de saúde venâncio-airense quer revitalizar as fachadas da Tiradentes e da Jacob Becker