Caracterizado inicialmente como hospício, ao longo do tempo foi se adequando e seguindo os rumos da saúde pública no Brasil
Inaugurado em 1884, o Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP), localizado em Porto Alegre, completou 140 anos de história mantendo-se como uma instituição referência na área de saúde mental no Rio Grande do Sul. Caracterizado inicialmente como hospício, ao longo do tempo foi se adequando às mudanças sociais e evidências científicas, seguindo os rumos da saúde pública no Brasil.
A maior transformação da instituição ocorreu a partir da Lei da Reforma Psiquiátrica promulgada em 2001, quando começou o processo de desinstitucionalização dos antigos moradores que foram progressivamente deixando o hospital e passando a viver nos Serviços Residenciais Terapêuticos.
Em 2024, o HPSP é uma instituição de atendimento ambulatorial, de internação e de ensino e pesquisa, integrando a Rede de Atenção Psicossocial do Sistema Único de Saúde (SUS). Está situado na região Leste da capital e abriga seis prédios históricos, tombados pelo patrimônio histórico-cultural e paisagístico do Estado e do município.
O ambulatório especializado em saúde mental Melanie Klein recebe pacientes de 88 municípios da Região Metropolitana, que abrange aproximadamente 5 milhões de pessoas. O encaminhamento é feito pela atenção primária de saúde dos municípios por meio do Sistema de Gerenciamento de Consultas do SUS.
Segundo a chefe administrativa do hospital, Chris Allves, “o ambulatório atua dentro de uma lógica de promoção da saúde, valorizando a vida em seu contexto social comunitário e a integralidade do cuidado”. O serviço presta atendimento especializado em saúde mental voltado ao público infantil, adolescente, adulto e idoso, e é formado por uma equipe interprofissional das áreas de fisioterapia, nutrição, psicologia, psiquiatria e serviço social. “Buscamos desenvolver as práticas de forma integrada entre os profissionais e com os demais serviços da rede psicossocial”, explica Chris.
O HPSP também conta com unidades de internação para pacientes agudos e com um Centro Integrado de Atenção Psicossocial – Infância e Adolescência (Ciaps). Na área de ensino e pesquisa, forma e capacita profissionais há 38 anos por meio da Residência em Medicina Psiquiátrica e por estágios de graduação multiprofissional.
Em parceria com a Fundação de Atendimento ao Deficiente e ao Superdotado do Rio Grande do Sul (Faders), o São Pedro desenvolve o Curso de Capacitação de Cirurgiões-Dentistas e Pessoal Auxiliar no atendimento odontológico ao paciente com deficiências e transtornos mentais.
Notícias relacionadas
Cristiano Rosa: da música à fotografia
Natural de Rio Pardo, o profissional tocou 10 anos com sua dupla sertaneja em São Paulo
Torcida Organizada – Arauto News – 26/12/2024
Sondagens por Enner Valencia e Gustavo Quinteros deve assumir o Grêmio / Participantes: Nícolas da Silva, Bianca Mallmann, Sandro Viana e Kássia Machado
Animais domésticos terão direito a RG com cadastro nacional
Ferramenta poderá ser acessada pela conta Gov.br
Rádio Revista – Tatiane Jahn Lopes, Diretora da Escola José Ferrugem
Piquenique Literário promove interação com os livros na Emef José Ferrugem.