Professora ganhou uma Moção Congratulatória por honrar o município ao ocupar a cadeira de número 13 da Academia Rio-Grandense de Letras
Na noite dessa segunda-feira (24) a professora e escritora Marli Silveira foi homenageada na Câmara de Vereadores de Vera Cruz. Foi entregue a ela uma Moção Congratulatória por honrar o Município de Vera Cruz ao ocupar a cadeira de número 13 da Academia Rio-Grandense de Letras (ARL).
O evento contou com a presença de familiares da homenageada, amigos, autoridades, artistas e admiradores da cultura e da leitura. A vereadora Cira Kaufmann, autora da moção, ressaltou a importância de uma mulher ocupar espaço na Academia Rio-Grandense de Letras. “É fundamental reconhecer e celebrar pessoas como Marli, autora de 31 livros, que tanto fomenta a cultura, a leitura e a arte em nosso município, região e estado”, destacou.
Em sua fala, Marli emocionou o público com palavras profundas. “Talvez a arte e a literatura não salvem o mundo, mas podem salvar o instante, o gesto. Podem implicar de fisionomia pessoas, situações e modos empurrados para o esquecimento. Podem estender humanidade a situações e lugares varridos pelo ódio, preconceito e horrores da violência. Estender o olhar e nos colocar nas cercanias dos outros. Escrevo para entardecer o tempo! E, a partir de hoje, também, para me entardecer na companhia de cada uma e cada um de vocês”, disse.
Histórico
Marli Teresinha Silva da Silveira é graduada em História pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e doutora pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Em 2024, iniciou um segundo pós-doutorado em Filosofia no Programa de Pós-graduação em Filosofia da PUC/RS.
Ela foi secretária Municipal de Cultura e Turismo de Vera Cruz (2005-2008/2014-2015) e coordenadora de Cultura do Município de Santa Cruz do Sul (2009-2012). Como poeta, escritora e ensaísta, possui dezenas de livros, artigos e contos publicados. Foi parecerista da SEDAC/RS em 2012 e coordenadora do Projeto À Flor da Pele, desenvolvido com mulheres privadas de liberdade no Presídio de Santa Cruz do Sul (2012-2016). Participou como ouvinte do Conselho Estadual dos Direitos Humanos e escreveu para o Relatório Azul (Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da AL/RS).
Marli recebeu muitos prêmios e reconhecimentos. Em 2021, sua trajetória artístico-cultural foi reconhecida pelo Prêmio Trajetórias Culturais Mestra Sirley Amaro no segmento Diversidade Linguística, Livros, Leitura e Literatura. Ela ministra palestras em seminários, cursos e eventos nas áreas de Filosofia, Cultura, Formação de Professores e Feiras de Livros. Integra a Linha de Pesquisa Fundamentos da Educação e frequenta o NUPEFE, Linha de Pesquisa Formação Humana e Exercício de Si. Atua também como professora colaboradora no Programa de Pós-graduação em Letras/UNISC.
Desde abril de 2023, ocupa a Cadeira 13 da Academia Rio-Grandense de Letras. Marli foi nomeada Cidadã Honorária de Santa Cruz do Sul em 2024 e é a Escritora Homenageada da 35ª Feira do Livro e 1ª Festa Literária Internacional de Santa Cruz do Sul (2024). Seu nome consta no Dicionário de Mulheres, organizado pela pesquisadora Hilda Agnes Hübner Flores e publicado pela Editora Mulheres (2011).
Notícias relacionadas
Natal Encantado toma conta de Santa Cruz na Christkindfest 2024
Evento natalino vai contar com espetáculos, desfiles temáticos e atrações culturais de 4 a 22 de dezembro
Santa Cruz sedia Congresso Estadual das Academias de Letras
A programação do Congresso segue neste sábado (23), com entrada gratuita, no auditório do Sindibancários
Cantata de Natal será realizada neste sábado em Venâncio Aires
A programação é realizada pelo Coral São Martinho
Cerca de 500 idosos participam de confraternização em Linha Santa Cruz
O encontro reuniu 17 grupos de terceira idadedo município