Professora ganhou uma Moção Congratulatória por honrar o município ao ocupar a cadeira de número 13 da Academia Rio-Grandense de Letras
Na noite dessa segunda-feira (24) a professora e escritora Marli Silveira foi homenageada na Câmara de Vereadores de Vera Cruz. Foi entregue a ela uma Moção Congratulatória por honrar o Município de Vera Cruz ao ocupar a cadeira de número 13 da Academia Rio-Grandense de Letras (ARL).
O evento contou com a presença de familiares da homenageada, amigos, autoridades, artistas e admiradores da cultura e da leitura. A vereadora Cira Kaufmann, autora da moção, ressaltou a importância de uma mulher ocupar espaço na Academia Rio-Grandense de Letras. “É fundamental reconhecer e celebrar pessoas como Marli, autora de 31 livros, que tanto fomenta a cultura, a leitura e a arte em nosso município, região e estado”, destacou.
Em sua fala, Marli emocionou o público com palavras profundas. “Talvez a arte e a literatura não salvem o mundo, mas podem salvar o instante, o gesto. Podem implicar de fisionomia pessoas, situações e modos empurrados para o esquecimento. Podem estender humanidade a situações e lugares varridos pelo ódio, preconceito e horrores da violência. Estender o olhar e nos colocar nas cercanias dos outros. Escrevo para entardecer o tempo! E, a partir de hoje, também, para me entardecer na companhia de cada uma e cada um de vocês”, disse.
Histórico
Marli Teresinha Silva da Silveira é graduada em História pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e doutora pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Em 2024, iniciou um segundo pós-doutorado em Filosofia no Programa de Pós-graduação em Filosofia da PUC/RS.
Ela foi secretária Municipal de Cultura e Turismo de Vera Cruz (2005-2008/2014-2015) e coordenadora de Cultura do Município de Santa Cruz do Sul (2009-2012). Como poeta, escritora e ensaísta, possui dezenas de livros, artigos e contos publicados. Foi parecerista da SEDAC/RS em 2012 e coordenadora do Projeto À Flor da Pele, desenvolvido com mulheres privadas de liberdade no Presídio de Santa Cruz do Sul (2012-2016). Participou como ouvinte do Conselho Estadual dos Direitos Humanos e escreveu para o Relatório Azul (Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da AL/RS).
Marli recebeu muitos prêmios e reconhecimentos. Em 2021, sua trajetória artístico-cultural foi reconhecida pelo Prêmio Trajetórias Culturais Mestra Sirley Amaro no segmento Diversidade Linguística, Livros, Leitura e Literatura. Ela ministra palestras em seminários, cursos e eventos nas áreas de Filosofia, Cultura, Formação de Professores e Feiras de Livros. Integra a Linha de Pesquisa Fundamentos da Educação e frequenta o NUPEFE, Linha de Pesquisa Formação Humana e Exercício de Si. Atua também como professora colaboradora no Programa de Pós-graduação em Letras/UNISC.
Desde abril de 2023, ocupa a Cadeira 13 da Academia Rio-Grandense de Letras. Marli foi nomeada Cidadã Honorária de Santa Cruz do Sul em 2024 e é a Escritora Homenageada da 35ª Feira do Livro e 1ª Festa Literária Internacional de Santa Cruz do Sul (2024). Seu nome consta no Dicionário de Mulheres, organizado pela pesquisadora Hilda Agnes Hübner Flores e publicado pela Editora Mulheres (2011).
Notícias relacionadas

Com expectativa de receber 50 mil visitantes, Expocabrais inicia nesta sexta-feira
Feira Comercial, Industrial, Cultural e de Agronegócios promete movimentar a economia local

Aapecan realiza Chá Solidário em homenagem ao Dia das Mães
Integrantes da Associação reuniram-se com o prefeito de Santa Cruz, Sérgio Moraes

Restam apenas 10 estandes para a Feira da Produção
Venda aberta nesta semana com prioridade para empresas locais surpreendeu organização do evento

Parque do Chimarrão sedia 26º Rodeio Crioulo do CTG Lenço Branco
Abertura oficial do evento vai ocorrer no dia 5 de abril, a partir das 18h