Coletiva de imprensa foi realizada na tarde desta segunda-feira na prefeitura
As cheias que assolaram e, ainda assolam, Rio Pardo deixaram marcas irreparáveis. Todos que viveram este momento sabem que ele ficará marcado como a maior enchente da história, ultrapassando a marca de 1941. E é preciso reconstruir. O Executivo se comprometeu a trabalhar diariamente e, além disso, auxiliar as famílias atingidas.
Na tarde desta segunda-feira (24), em coletiva de imprensa, o prefeito Rogério Monteiro anunciou o PIX Supera Rio Pardo. Cada família atingida receberá o valor de R$ 1 mil como auxílio do Município. Para os cadastros, será utilizada a base de dados do Governo Federal, onde foram feitos os cadastros do Auxílio Reconstrução. O projeto de lei do PIX Supera Rio Pardo foi assinado durante a coletiva e encaminhado para a Câmara de Vereadores para apreciação.
Além do PIX, foi anunciado também o programa Retoma Rio Pardo – Juro Zero. Um projeto de lei que já foi enviado para o Legislativo e prevê que, os empreendedores, com empréstimo de até R$ 10 mil, terão os juros bancados pelo Governo Municipal, com prazo de 24 meses para pagamento. Nesta modalidade, as instituições financeiras interessadas em concederem os empréstimos deverão ter sede em Rio Pardo.
Outro projeto anunciado visa facilitar a construção de casas através do programa do Governo Federal, Minha Casa, Minha Vida – Faixa 1. O Minha Nova Morada Rio Pado beneficiará famílias de baixa renda que perderam seus imóveis nas recentes cheias. Dentro do âmbito da moradia, também foi feita a solicitação de construção de 55 casas para os atingidos pelas cheias, através do Programa A Casa é Sua – Calamidades, junto ao Governo do Estado do RS.
Com a ocorrência recorrente de chuvas na região, o prefeito da Cidade Histórica afirmou que a Administração Municipal, juntamente com a Defesa Civil, está monitorando os níveis dos rios Pardo e Jacuí. “A nossa expectativa é que essas chuvas parem, para que tenha tempo que essas águas se movimentem e baixe o rio”, disse.
Aluguel social
O Executivo enviou para o Legislativo o projeto para ampliação do prazo do Aluguel Social para 12 meses para os beneficiários. Além de ter a possibilidade de que o pagamento seja enviado diretamente para a imobiliária.
Interior e cidade
No último mês, o Município adquiriu maquinário para auxiliar na recuperação de estradas e também na limpeza da cidade. Agora fazem parte da frota uma motoniveladora, uma retroescavadeira, sete caminhões caçamba trucados, um minicarregadeira e uma cascalheira.
E também foi firmado convênio com o Governo do Estado do Rio Grande para cedência de 3.500 horas-máquina para trabalhar no interior e na cidade.
Notícias relacionadas
Cristiano Rosa: da música à fotografia
Natural de Rio Pardo, o profissional tocou 10 anos com sua dupla sertaneja em São Paulo
Torcida Organizada – Arauto News – 26/12/2024
Sondagens por Enner Valencia e Gustavo Quinteros deve assumir o Grêmio / Participantes: Nícolas da Silva, Bianca Mallmann, Sandro Viana e Kássia Machado
Animais domésticos terão direito a RG com cadastro nacional
Ferramenta poderá ser acessada pela conta Gov.br
Rádio Revista – Tatiane Jahn Lopes, Diretora da Escola José Ferrugem
Piquenique Literário promove interação com os livros na Emef José Ferrugem.