No começo do mês, em São Paulo, um homem morreu após realizar peeling de fenol
No começo do mês, um homem morreu após realizar peeling de fenol. O procedimento consiste na aplicação de um composto orgânico que provoca uma reação inflamatória na pele para promover a renovação celular. No entanto, a técnica foi feita pela dona de uma clínica que teria feito o curso pela internet. A notícia acende o alerta sobre a importância de passar por procedimentos estéticos em locais e com profissionais qualificados.
Coordenadora dos cursos de Biomedicina e Estética e Cosmética da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Danielly Bullé, enfatiza que a região tem um curso específico que habilita o profissional de estética a trabalhar com vários procedimentos estéticos. “Muitas vezes alguns profissionais ou mesmo pessoas que fazem cursos rápidos, que fazem cursos online ou cursos de um final de semana, se intitulam esteticistas. Nós, como Curso de Estética e Cosmética, nos pronunciamos de maneira a levantar um alerta à população: que a população pesquise sobre os profissionais, onde eles são formados, quais são as suas habilitações para realizar qualquer procedimento estético, e se realmente eles têm essa habilitação”, diz.
Leia também
Na Unisc o peeling de fenol não é realizado, já que na maioria das concentrações do composto é necessário que se faça em um ambiente hospitalar. Mas outros procedimentos são feitos na Unisc Estética – Clínica e SPA. “Temos uma clínica que funciona sob supervisão de outros profissionais da área da saúde também. O estetacosmetólogo atua dentro da sua especificidade de trabalho em que fazemos uma formação especializada dos alunos em estética capilar, podologia, estética facial, estética corporal, terapias integrativas e complementares e terapias manuais. Também, para que ele tenha a formação básica na área de anatomia, fisiologia, para conhecer as possíveis intercorrências que qualquer procedimento estético que ele venha a fazer, seja um procedimento seguro”, explica.
Para ela, a comunidade, às vezes, fica refém de pessoas que usam da boa vontade, da boa fé e também da procura por uma autoestima melhor e acabam passando pelos processos com pessoas despreparadas. “Então, nós, como Curso de Estética e Cosmética, como universidade comunitária,precisamos alertar a população contra esses riscos. Nós temos profissionais formados aqui na nossa Universidade que são profissionais capacitados para executar as suas funções”, complementa.
Notícias relacionadas

ARAUTO REPÓRTER UNISC 7 de Maio de 2025
No Arauto Repórter de hoje, você confere: ➡️ Projeto Caminhos Profissionais une Grupo Arauto e Grupo Foco para incentivar a comunicação não violenta. ➡️ Santa Cruz e Vera Cruz estão entre os municípios contemplados pelo programa Desassorear RS. ➡️ Igreja…

Mais de 5 mil metros cúbico de cascalho são retirados do Arroio Sampaio em ação de desassoreamento de Mato Leitão
Meta é retirar cerca de 11 mil metros cúbicos de cascalho do Arroio Sampaio

Assunto Nosso – Jeferson Cappellari, Danieli Eichwald e Carina Bublitz, Grupo Foco
O programa Assunto Nosso dessa edição contou com a presença de Jeferson Cappellari, a Diretora IMI, Danieli Eichwald, e com a Coordenadora de Projetos Grupo Foco, Carina Bublitz. Juntos trouxeram a tona informações sobre o projeto Comunicação não Violenta.

Igreja de Santa Cruz é multada em R$ 5 mil por barulho do sino
Penalidade foi aplicada após a reclamação de um morador das proximidades, que alegou incômodo causado pelo badalar da estrutura