Geral

Vacinação contra dengue inicia nesta quinta em Vera Cruz e Santa Cruz

Publicado em: 12 de junho de 2024 às 10:23 Atualizado em: 13 de junho de 2024 às 10:36
VACINA CONTRA A DENGUE ESTÁ DISPONÍVEL NA REGIÃO | DIVULGAÇÃO 13ª CRS
compartilhe essa matéria

Municípios da região receberam nesta semana 4.524 doses do imunizante para crianças entre 10 e 14 anos

Nesta quinta-feira (13) terá início a aplicação da vacina contra a dengue em Vera Cruz e em Santa Cruz. A Secretaria Municipal da Saúde de Vera Cruz informa que as 349 doses recebidas nesta semana são destinadas a crianças de 10 a 14 anos de idade. A imunização estará disponível no Espaço Mamãe Criança e nas Estratégias Saúde da Família (ESF) de Vila Progresso, Linha Henrique D’Ávila e Arco-Íris. A titular da pasta, Clair Tornquist, explica que não será feita uma campanha de vacinação devido à pouca quantidade de doses, mas as crianças na faixa etária correspondente poderão procurar a unidade de saúde para receber a proteção. Em Santa Cruz do Sul, as crianças entre 10 e 14 anos também poderão procurar as salas de vacina nas unidades de saúde do município a partir desta quinta-feira, quando serão disponibilizadas as 1.755 doses, informa o secretário da Saúde, Daniel Cruz.

Segundo Andréa Henes Wiesioek, do Setor de Imunizações da 13ª Coordenadoria Regional da Saúde, a vacina pela Anvisa está autorizada para a faixa etária de quatro a 59 anos, mas devido à capacidade limitada de produção e distribuição do laboratório Takeda, o Ministério da Saúde está disponibilizando para esta faixa etária, de 10 a 14 anos, que é a segunda faixa etária com maior número de internações, só perde para os idosos, que não fazem a vacina, informa ela.

Leia também: Região recebe 4,5 mil doses de vacina contra dengue

Os pais devem considerar a vacinação como um ato de amor e cuidado. A vacina que está sendo disponibilizada protege contra os quatro sorotipos da dengue, reduz o risco de infecção sintomática, hospitalizações e óbito pela doença“, conclama Andréa. No ano de 2024, todos os municípios da 13ª CRS registraram casos confirmados de dengue, sendo assim, a vacina se torna um importante aliado na prevenção desta doença.

Cenário epidemiológico da dengue ano de 2024 na região da 13ª CRS:

– 11.936 casos suspeitos notificados
– 5.574 casos confirmados
– 05 óbitos
– 4.581 casos descartados