Duas feiras serão realizadas neste final de semana com intuito de encontrar novos lares para os pets
Os animais resgatados durante e após a enchente que atingiu Venâncio Aires estão aptos para serem adotados pela comunidade. Eles foram atendidos pela Secretaria de Meio Ambiente do município, por ONGs e profissionais, através de parcerias, e enquanto aguardam um novo lar estão abrigados no Parque do Chimarrão.
Desde o primeiro dia do evento climático, registrado em 29 de abril, mais de mil animais passaram pelos profissionais da Secretaria, conforme a assessora administrativa da pasta, Alessandra Ludwig. “E isso independente de animais domésticos, animais silvestres ou animais de grande porte. Quando eu digo que passou pela secretaria significa desde o momento de dar assistência a uma família no resgate desses animais e alocar essa família e os animais em um local seguro que eles queriam ir, ou aqueles animais que eram resgatados por todas as pessoas que estavam lá dentro e trazendo para nós, que foram para clínicas veterinárias, para atendimento e que agora estão conosco.”
Leia também: Associações esportivas de Venâncio Aires recebem recursos para realização de campeonatos
Ainda, segundo Alessandra, há os animais que seguem no Parque do Chimarrão, mas já tiveram seus tutores identificados. “Porém como eles ainda não estão em uma casa ou local em que possam levar este pet, eles ficam no abrigo e recebem todo o atendimento”, reforça. A assessora administrativa salienta que os animais resgatados recebem alimentação e todo tipo de assistência, desde exames até medicações específicas, que na maioria dos casos também se perdeu na enchente.
Feiras
Neste final de semana, a Prefeitura realizará duas feiras de adoções. A primeira ocorre neste sábado (8), na Travessa São Sebastião Mártir, das 14h às 17h. Além disso, às 15h ocorre a 1ª Cãominhada no centro de Venâncio Aires. A ação segue até as 18h e terá arrecadação de doações, bate-papo com profissionais da área pet e veterinários e sorteio de brindes. O ingresso é um quilo de alimento não perecível.
Confira mais: Ponte sobre o Rio Pardo em Candelária é liberada pela Concessionária Rota de Santa Maria
Já no domingo (9), a feira ocorre nos moldes das edições anteriores: no Parque do Chimarrão, das 10h às 17h. “Contamos com a presença da comunidade para nos ajudar, para adotar um animalzinho e dar todo amor que ele merece. Temos muitos pets que ainda estão buscando um novo lar”, destaca Alessandra.
Quem não puder comparecer nas iniciativas, pode ir até o Parque do Chimarrão de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, para conhecer os animais e realizar a adoção responsável. “Todos esses animais serão castrados. Nós temos uma parceria com a ONG Amigo Bicho, onde fêmeas serão castradas. Os machos foram castrados através de uma parceria com uma clínica do município.”
Notícias relacionadas
Assinados contratos para projetos de macrodrenagem em bacias de Santa Cruz
Serão beneficiados os bairros Várzea, Centro e Santo Inácio
Grupo Arauto participa do Google News Summit Brasil
Encontro realizado em São Paulo integra profissionais do país com o time Google, que apresenta novidades para o ecossistema de notícias
IFSul Venâncio Aires realiza obra para melhorar a infraestrutura
Investimento é oriundo de recurso extraordinário do período de calamidade pública
Prefeitura de Santa Cruz propõe criação de Observatório Municipal das Pessoas com Deficiência
Objetivo é promover políticas públicas efetivas através de um mapeamento de dados consolidados dos cadastros existentes no município