Geral

Programa da Alliance One destina recursos à reconstrução de escola em Sinimbu

Publicado em: 06 de junho de 2024 às 12:48 Atualizado em: 06 de junho de 2024 às 12:52
  • Por
    Portal Arauto
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Gelson Pereira/Alliance One Brasil
    compartilhe essa matéria

    Emef Nossa Senhora da Glória participaria do programa Vagalume, mas os recursos da iniciativa foram destinados ao reparo da estrutura

    Com a finalidade de reunir todas as suas ações de jornada escolar ampliada – onde os estudantes permanecem na escola no contraturno com atividades de cultura, educação, esporte e lazer em um ambiente seguro e saudável –  Brasil criou o programa Vagalume, que iniciará agora em junho. A E.M.E.F. Nossa Senhora da Glória, de Sinimbu (RS), participaria do programa. No entanto, devido às enchentes no Rio Grande do Sul, os recursos da iniciativa foram destinados à reconstrução da estrutura para que as aulas pudessem ser retomadas.

    Leia também: RSC 287 terá passagem liberada a partir de sábado

    Entre as instituições confirmadas, estão a E.M.E.F. João Beckel e a E.M.E.F 15 de Novembro, de Camaquã. A tendência é que haja a adesão de municípios de Santa Catarina e Paraná a partir do segundo semestre.

    Sobre os projetos

    Na escola João Beckel, localizada no 8º Distrito, em Querência, o projeto chama-se “Tecnologia aliada à Educação”, e possui como objetivo oportunizar a implementação do uso de computadores no ambiente escolar a fim de potencializar a aprendizagem e melhorar como um todo o desempenho do educando, visto que as ferramentas a serem adotadas são interativas e possibilitam maior autonomia e protagonismo. As atividades iniciaram em maio com oficinas de informática no contraturno escolar. Foram adquiridos 15 notebooks que também dão suporte para as demais atividades da Escola. Ao todo, são atendidos 130 estudantes, do 5º ao 9º ano.

    Já na E.M.E.F 15 de Novembro, que fica no no 5º Distrito, em Santa Auta, o projeto “Faça você mesmo! Espaço Maker” promove a realização de diversas tarefas de marcenaria em um ambiente apropriado para desenvolver novas habilidades, a criatividade e autonomia, agregando conhecimento através da teoria e uso de ferramentas. Ainda sem data de início prevista, as atividades estão em fase de organização, e em decorrência das cheias no estado, a aquisição de materiais foi prejudicada. Serão 70 alunos dos 5º, 6º e 7º anos.