Geral

Inspeções são realizadas em pontes do interior de Venâncio Aires

Publicado em: 07 de junho de 2024 às 12:59 Atualizado em: 07 de junho de 2024 às 13:09
  • Por
    Assessoria de Imprensa
  • Ponte sobre o arroio Sampaio na localidade de Linha Andreas, divisa com o município de Sério | Foto: Prefeitura de Venâncio Aires/Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Equipes trabalham na reconstrução e organização dos pontos atingidos

    As fortes chuvas deixaram vários estragos, principalmente no interior do município. Alagamentos, deslizamentos, e estragos em pontes foram registrados em diversas localidades. Por conta disso, equipes trabalham na reconstrução e organização dos pontos atingidos, e uma das etapas mais importante e a inspeção e avaliação das pontes e suas cabeceiras, que permitem o tráfego e acesso de moradores.

    Portanto, técnicos da secretaria de Planejamento e Urbanismo trabalham na vistoria, com avaliações estruturais e medições. Em torno de 12 pontes, entre as localidades de Linha Sapé até a Região Serrana, devem receber a inspeção. A intenção é identificar o estágio de cada ponte, eventuais falhas, desgastes, comprometimento dos pilares, e a necessidade de construção de nova ponte e restabelecimento das cabeceiras.

    Confira mais: Senado aprova taxação de compras internacionais de até US$ 50

    “Em uma primeira análise, foi observada a erosão do aterro das cabeceiras, devido ao desvio do fluxo hídrico em função do grande acúmulo de material vegetal junto a ponte, como é o caso em Linha Andreas e em Linha Antão”, destacou o responsável pelo laudo técnico, o Engenheiro Civil, Adilson Stertz.

    Ponte sobre o arroio Sampaio na localidade de Linha Santana, divisa com o município de Santa Clara do Sul | Foto: Prefeitura de Venâncio Aires/Divulgação

    Em alguns pontos já foram realizadas as avaliações, e está em andamento a emissão de um relatório com os laudos técnicos e peças gráficas, com especificações e grau de deterioração de cada uma delas e se há a necessidade de estudos complementares. Após o laudo estar concluído, a Administração Municipal terá condições de encaminhar os procedimentos e medidas necessárias na busca por recursos para a reconstrução das pontes e cabeceiras.

    Veja também: Governo federal vai pagar dois meses de salários a trabalhadores do RS

    Ainda de acordo com Stertz, por questões de segurança foi realizada uma análise para saber qual a resistência de algumas pontes, e a instalação de placas informativas.

    “Pontes que estão com o trânsito parcialmente liberado, receberam placas de sinalização informando o limite de peso, tendo em vista que estão com limite abaixo do que seria a capacidade de carga em condições normais. Essas condições são provisórias e serão restabelecidas assim que todos os reparos fundamentais sejam realizados. Importante destacar que estes limites de peso também foram resultados de vistorias que realizamos, e que é fundamental que sejam respeitados pelos motoristas. Mas, só após a conclusão e decisão final que será possível determinar de fato a liberação total do tráfego, o tipo de veículo que poderá passar na ponte, bem como a velocidade e a carga suportada”, explicou.

    A inspeção das pontes é essencial, pois permite obter os dados necessários para conhecer o estado funcional e a resistência de cada ponte e suas cabeceiras.