Moradores do Recanto do Sossego, na área do antigo Balneário Panke, relataram os momentos de angústia entre resgates e tentativas de sobrevivência
A enchente que atingiu todo o estado do Rio Grande do Sul desde o dia 29 de abril deixou um rastro de destruição em Rio Pardinho, no interior de Santa Cruz do Sul. Em 1º de maio, o espaço que recebia o nome Recanto do Sossego, na área do antigo Balneário Panke, foi tomado pela água. Dois moradores da localidade conversaram com a reportagem do Portal Arauto sobre os momentos de angústia entre resgates e tentativas de sobrevivência: “Nós éramos uma família”.
Leia também: Família que perdeu casa em Rio Pardinho busca cão levado pela correnteza: “quero acreditar que ele está vivo”
O pedreiro Mauro Froemming, de 53 anos, estava dentro de sua residência quando a água começou a subir. Ele teve sua casa levada pela correnteza e precisou lutar por sua vida agarrado em uma árvore, onde permaneceu por cerca de 12 horas. “Eu ainda consegui nadar até os fundos do terreno, agarrar em uma árvore. Naquele momento que eu estava ali, eu vi mais três casas desabando. Aquela árvore que eu estava não durou cinco minutos e também foi levada. Eu cheguei a tomar uns goles de água e me escureceu as vistas. Eu pensei que era o fim”, recorda.
Leia mais: Relatos de quem foi arrastado por um “tsunami” no Rio Pardinho
O advogado Áureo Luiz Jaeger, que também perdeu sua casa, estava tentando acessar o local para resgatar sua esposa e vizinhos que não conseguiram sair da localidade. Ele, ao lado de voluntários, ajudou a salvar a vida dos moradores. “Minha esposa ficou 12 horas agarrada em um coqueiro até conseguirmos resgatá-la”, contou.
Confira a entrevista completa em vídeo:
Notícias relacionadas
Unisc é contemplada com 72 bolsas de iniciação à docência
Edital para seleção dos bolsistas foi publicado nesta segunda-feira. As inscrições vão até 14 de fevereiro
Primeira reunião do prefeito Sérgio Moraes com a Corsan deve ocorrer na próxima semana
O encontro discutirá os problemas recentes relacionados ao abastecimento e à qualidade da água no município
Rádio Revista – Major Michele da Silva Vargas e Soldado Elisângela Benvegnu, Mentora do Proerd
Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) forma 2.459 alunos na área do 23° BPM.
Rádio Revista – Luiz Ricardo Pinho de Moura, Coordenador da 6ª CRE
Novo período de matrículas para a Rede Estadual segue até 19 de janeiro.