Após as enxurradas que atingiram diversos municípios do Vale do Rio Pardo e ocasionaram bloqueios de rodovias e acessos vicinais, a Prefeitura de Herveiras registrou um aumento no fluxo da ERS-153. A via, já utilizada com frequência por motoristas, passou a ter papel ainda mais importante nas últimas semanas.
Conforme o prefeito, Nazario Rubi Kuentzer, a ERS-153 não é essencial apenas para a região, mas, também, para aqueles que buscam o norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. “É um corredor de exportação. A produção de fumo e de soja, só para citar alguns exemplos, passam por ali. É um trânsito muito intenso”, destaca.
Leia mais: Equipes trabalham na recuperação da ERS-153 em Herveiras
Kuentzer salienta que depois dos eventos climáticos no Rio Grande do Sul, a rodovia ganhou novo destaque. No entanto, segundo ele, a estrada, até o momento, não recebeu a devida atenção por parte do Governo do Estado. “Tem um trabalho bem intenso da região, de prefeitos, da Comissão Avante 153, porque sempre reivindicamos para que a estrada tenha seus consertos. E agora com esse tapa-buracos, que é algo mínimo, já nos ajuda bastante.”
De acordo com o chefe do Executivo, ao longo das últimas semanas a ERS-153 foi bloqueada três vezes por conta das fortes chuvas. Além disso, Kuentzer reforça que a prefeitura sempre foi a responsável por realizar as manutenções e os desbloqueios.
Confira ainda: Inicia o trabalho de recuperação das estradas vicinais do Vale do Taquari
Ele relembra que no dia 2 de maio, após os fortes impactos da enchente, a estrada foi bloqueada e não havia como nenhum deslocamento ser realizado. “Quando possível, trabalhamos até a madrugada para realizar uma liberação mínima. E depois, no fim de semana seguinte, houve um mutirão com Vale do Sol para fazermos a desobstrução.” Outras ações também contaram com apoio da Prefeitura de Vera Cruz.
“É uma estrada que necessita de uma atenção maior, até por ser um corredor de exportação para o norte [do Estado] e Santa Catarina, para que se possa ter um trânsito seguro para os usuários”, frisa.
Notícias relacionadas

Venâncio Aires realiza programação especial na Semana do Meio Ambiente
Proposta é unir poder público, escolas, entidades e cidadãos em torno de um tema urgente e coletivo

Afubra promove ações ambientais em Santa Cruz durante a Semana do Meio Ambiente
Plantio de mudas de árvores em uma área do Lago Telmo Kirst está entre as atividades

Petrobras reduz preço da gasolina para as distribuidoras
Segundo a empresa, o preço médio deste tipo de venda passará a ser de R$ 2,85 por litro

Sétima Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa ocorre nesta quarta-feira
São aguardados mais de 600 participantes, entre representantes do poder público municipal, grupos e clubes de terceira idade