Cerca de 200 moradores do Bairro Navegantes, de Santa Cruz do Sul, se encontraram, na noite dessa sexta-feira (17), com secretários e representantes da Administração Municipal.
A reunião, que ocorreu no Clube Giganthe, teve como objetivo demonstrar o descontentamento da população com algumas medidas apresentadas pelo governo, entre elas a transferência dos moradores do Bairro Navegantes para um futuro loteamento habitacional. “Ninguém aqui vai aceitar ir para lá. Vocês vão desmembrar a nossa história?”, questionou o presidente da Associação de Moradores, Anderson Raasch.
Relembre: Santa Cruz estuda transferir moradores do antigo Bairro Navegantes para loteamento habitacional
“Acham que remover 180 moradias de um lugar vai resolver o problema das cheias? O que a gente precisa é de soluções de engenharia. Não queremos ser lembrados somente na tragédia”, desabafou um morador que acompanha a reunião.
Com relação a retirada de moradores, a secretária de Planejamento e Governança, Karianne Pacheco, informou que “nenhuma ação será tomada sem antes ouvir a comunidade. Estamos abertos para esse diálogo.”

Cerca de 200 pessoas participaram da reunião realizada na noite dessa sexta-feira | Foto: Nícolas da Silva/Portal Arauto
Já a secretária de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Simone Schneider, explicou que a pasta com fazendo estudos para ver qual das possíveis soluções se enquadra melhor na localidade e poderá, então, ser aplicada. “Todo e qualquer estudo que for feito também vai depender da avaliação de um órgão ambiental estadual. Não vai ser para amanhã que essas medidas serão colocadas em prática”, reforçou.
Leia mais: Defesa Civil pede ajuda de voluntários para auxílio na organização de doações
Raasch, que liderou as falas, também pediu explicações com relação ao aluguel social e a distribuição de recursos dos programas sociais. Ainda, buscou entender como se dará as avaliações das áreas atingidas por parte da Defesa Civil de Santa Cruz.
A respeito dos benefícios e programas de auxílio, a secretária de Desenvolvimento Social, Priscila Froemming, destacou que são cinco ativos e que é comum que haja dúvidas por parte da população. Sobre os R$ 5,1 mil, anunciados pelo Governo Federal, ela informou que que não será necessário estar no Cadastro Único (CadÚnico). No entanto, o programa estadual Volta Por Cima exige que seja para CadÚnico e moradores de baixa renda.
O pix do Governo do Rio Grande do Sul, conforme a secretária, também pega alguns moradores que estão cadastrados no CadÚnico, mas não é voltado apenas para pessoas de extrema pobreza. E a respeito das cestas básicas ofertadas pela Prefeitura de Santa Cruz, Priscila salientou que todos os atingidos têm direito de fazer a retirada e que há um controle dos moradores que já pegaram ou que sejam de outros bairros.
Veja também: Rotary Cidade Alta entrega R$ 40 mil em móveis a famílias vítimas da enchente em Santa Cruz
De acordo com o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Marlon Bairros da Silva, o aluguel social, projeto implementado pela Administração Municipal, é para pessoas que perderam totalmente suas residências e necessitam de uma avaliação por parte da Defesa Civil. O pagamento vale por 12 meses, podendo ser renovado por mais 12.
Uma sugestão apresentada pelo presidente da Associação de Moradores do Bairro Navegantes é de que a Prefeitura entre em acordo com donos de aterros, faça a remoção da terra e utilize estes materiais para reconstruir piscinões.
Também acompanharam o encontro vereadores e representantes de parlamentares, um geólogo e o coordenador da Defesa Civil, Tenente Barbosa.
Notícias relacionadas

Içamento de vigas em viaduto da RSC-287 é concluído em Santa Cruz
Com a instalação, a alça de acesso/retorno à BR-471 passa a ter limitação de altura máxima para veículos; confira

Vacinação neste sábado na Praça Getúlio Vargas oferece proteção contra gripe, HPV e meningite
Secretaria de Saúde realiza ação especial das 9h às 17h com foco na prevenção durante o inverno

Qualidade Veículos aposta na expansão e amplia portfólio com motocicletas em Santa Cruz
Empreendimento está localizado na Rua 28 de Setembro, nº 1369

Quem será a campeã da Gincana de Vera Cruz? Vote na enquete do Portal Arauto
Largados, Kabonghi, Selvagens, Tigers ou Xiruz disputam o título