O Governo do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), realizou a contratação emergencial de serviços de horas-máquina voltados à recuperação e manutenção das estradas vicinais no Vale do Taquari.
No momento, o trabalho abrange dez municípios da região: Arroio do Meio, Colinas, Cruzeiro do Sul, Doutor Ricardo, Estrela, Lajeado, Marques Souza, Muçum, Relvado e Roca Sales.
Leia também: Rio Grande do Sul tem 155 mortes em decorrência das enchentes e deslizamentos de terra
A contratação contempla serviços de movimentação de terra, execução e manutenção de pequenos trevos de acesso das vias municipais às rodovias estaduais; manutenção de pequenas barragens, pontes, pontilhões e bueiros; além dos serviços de desassoreamento de rios, riachos e córregos de água.
Em Lajeado, as máquinas têm trabalhado para reestabelecer a ligação com o município vizinho, Arroio do Meio, bem como para facilitar o acesso à ponte construída pelo exército. “Essa força-tarefa teve início pelo Vale do Taquari justamente por ter sido a região mais devastada pela força das águas. Além de casas totalmente destruídas, as cidades também ficaram com os acessos municipais obstruídos. Nos próximos dias, novas regiões serão contempladas”, afirmou o titular da Sedur, Carlos Rafael Mallmann.
Confira mais: Moradores do Bairro Navegante cobram ações da Prefeitura de Santa Cruz após impactos da enchente
O trabalho emergencial tem como objetivo dar celeridade ao reestabelecimento dos acessos entre as cidades, visando melhorar o deslocamento dos moradores pelas estradas vicinais.
Notícias relacionadas

D’Cortês Barbearia: referência em atendimento em Linha João Alves
Empreendimento é comandado pelo casal Marcelo e Josiane Cortês

Vítimas de violência doméstica terão reconstrução dentária gratuita no SUS
Atendimentos humanizados e acolhedores serão garantidos após sanção do PL 4.440/2024

Com geração de 200 toneladas diárias de lixo, Cisvale busca soluções para resíduos sólidos na região
Problema se agrava devido ao déficit financeiro entre a arrecadação para gestão dos resíduos e os custos elevados com coleta, transbordo e destinação final

Referência internacional em paleontologia, pesquisadora britânica visita Candelária
Cientistas analisam a estrutura interna dos fósseis