Um servidor público da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, de 45 anos, apresentou uma denúncia de injúria racial nessa quinta-feira (16). O caso ocorreu durante o intervalo de almoço do trabalhador, que exerce suas funções na Secretaria da Fazenda, localizada no Centro Administrativo da Rua Coronel Oscar Jost.
De acordo com o boletim de ocorrência feito pelo servidor, o trabalhador relatou que, por volta do meio-dia, estava lavando sua louça na cozinha quando foi abordado por duas colegas de trabalho. Uma delas teria dito “vai pegar guardanapo para mim, escravo“, e ao questionar o termo utilizado, ela teria repetido a ofensa, sendo acompanhada por outra colega que teria reforçado o insulto.
O servidor, que é negro, considerou as falas como injúria racial. Após o fato, ele pediu para as colegas repetirem o que haviam dito. Uma delas negou ter proferido qualquer insulto, enquanto a outra teria confirmado ter chamado o servidor de “escravo”.
Procurada pela reportagem do Portal Arauto, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul emitiu o seguinte comunicado:
“Informamos que, ao tomar ciência de uma suposta ocorrência de injúria racial envolvendo servidores da Prefeitura, imediatamente iniciamos os procedimentos necessários para apuração dos fatos. Os depoimentos de todas as pessoas envolvidas foram coletados e o caso foi encaminhado à Secretaria de Administração para a abertura de uma sindicância investigatória e posterior processo administrativo disciplinar. A Prefeitura reafirma seu compromisso com a promoção de um ambiente de trabalho respeitoso e inclusivo para todos os seus colaboradores. Denúncias, inclusive de forma anônima, podem ser repassadas ao setor da Ouvidoria (https://www.santacruz.rs.gov.br/ouvidoria/).”
Notícias relacionadas
Corpo de Bombeiros atende incêndio em vegetação no Bairro Santa Vitória
Sinistro ocorreu na Avenida Davi Severo Manica
Brigada Militar prende dois homens por tráfico de drogas em Rio Pardo
As ocorrências ocorreram durante uma operação do Plano Tático Operacional
Identificado homem que morreu em grave acidente na RSC-287
Colisão envolveu três automóveis e aconteceu no acesso para Linha Cerro dos Bois
Em menos de oito horas, a Brigada Militar de Santa Cruz do Sul prende cinco pessoas
As prisões foram por tráfico de entorpecentes (três casos), estupro de vulnerável e não pagamento de pensão alimentícia