O colete da Defesa Civil, o agasalho, a bandeira de Venâncio Aires e o chimarrão, estiveram em destaque no sábado, 11 de maio, quando o município celebrou seus 133 anos de história político-administrativa, durante Culto Ecumênico realizado na Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil. O evento foi mais do que uma simples comemoração; foi uma demonstração de solidariedade e esperança em meio às dificuldades enfrentadas pela comunidade após as enchentes. A cerimônia foi presidida pelo padre Roque Hammes e o pastor Jair Luiz Holzschuh, o diácono Luciano Algayer e a participação da orquestra da igreja evangélica. O momento também teve a arrecadação de alimentos e produtos de limpeza para as vítimas.
Leia também: Venâncio Aires tem diversos trechos bloqueados devido às fortes chuvas
Cada objeto levado ao altar carregou um significado especial. O colete da Defesa Civil apresentado pelo coordenador do departamento, Luciano Teixeira, simbolizou a coragem e esperança, demonstradas durante os resgates às vítimas da enchente, enquanto o socorro prestado por meio de embarcações, bombeiros e equipes profissionais e voluntários, foi lembrado com profundo respeito. A vice-prefeita Izaura Landim apresentou o agasalho representando o calor humano e a solidariedade oferecida às vítimas, através de doações, alimentos e gestos de apoio. A bandeira de Venâncio levada pelo prefeito Jarbas da Rosa, simbolizou a identidade e a união da comunidade em tempos difíceis. Já o chimarrão, símbolo máximo da hospitalidade venâncio-airense, foi levado pelas soberanas da Fenachim, Marina Jantsch, Ana Flávia Dorneles e Larissa Maciel, representou a essência acolhedora da comunidade.
O prefeito Jarbas destacou a importância do evento como uma oportunidade de agradecer o trabalho incansável de voluntários e profissionais, e de refletir sobre os desafios enfrentados pela comunidade. “Somos uma terra de gente que trabalha, luta e busca sempre mais desenvolvimento. Nosso trabalho em conjunto e o voluntariado mostram o quanto somos um povo diferenciado. Este foi um momento dedicado ao agradecimento e à reflexão diante dos desafios que enfrentamos. Temos que acreditar em nossa capacidade de superar as adversidades e continuar em busca do melhor para o nosso Município. Vamos recomeçar”, pontuou o prefeito.
Notícias relacionadas
Candelária, Sinimbu, Vale do Sol e outras cidades; conheça os vereadores do Vale do Rio Pardo
Eleição neste domingo definiu a relação de legisladores pelos próximos quatro anos
Saiba quem são os eleitos na região Centro-Serra
Cidades como Sobradinho e Arroio do Tigre estão contempladas
Lajeado, Estrela e Encantado; confira os prefeitos eleitos no Vale do Taquari
Região é a segunda mais produtiva do estado e abrange 40 municípios
Conheça todos os prefeitos eleitos no Vale do Rio Pardo
Região abrange cidades como Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Vera Cruz