Com a baixa ainda lenta das águas na região de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, apenas máquinas e caminhões altos conseguiram acessar a localidade na manhã desta quarta-feira (8). O grupo se deslocou para dar início aos trabalho emergenciais.
O acesso ocorreu através de estradas vicinais. “Nossa prioridade hoje será o enterro de animais. Ainda há muito trabalho por aqui”, esclareceu o prefeito, Jarbas da Rosa.
Paralelo a isso, a Administração Municipal busca o reestabelecimento emergencial de uma ligação da RSC-287 com a região metropolitana do Estado. Após a destruição de trechos inteiros da rodovia administrada pela empresa Rota de Santa Maria e a expectativa de demora de até 30 dias para um conserto por parte da concessionária, a Prefeitura já anunciou que fará o desvio, com apoio de empresários, por estradas vicinais municipais.
Leia também: Em decorrência das chuvas, Rio Grande do Sul já contabiliza cem mortes
“Não vamos esperar. Assim que baixar a água vamos reestabelecer o acesso, num desvio que dará cerca de cinco quilômetros por estradas vicinais de Picada Mariante. Com a garantia de que a ponte está em condições seguras para passagem, vamos reestabelecer emergencialmente essa ligação. Nossa economia já foi muito atingida e o reestabelecimento da produção via 287 é emergencial para Venâncio e vários municípios do Vale do Rio Pardo”, salientou o chefe do Executivo.
Jarbas da Rosa fez, ainda, um apelo para que a população não se desloque até Vila Mariante. Segundo ele, neste momento não há condições seguras para o acesso, nem infraestrutura para mexer e limpar em casas ou nos empreendimentos comerciais. Apenas máquinas estão atuando no local.
Notícias relacionadas
Candelária, Sinimbu, Vale do Sol e outras cidades; conheça os vereadores do Vale do Rio Pardo
Eleição neste domingo definiu a relação de legisladores pelos próximos quatro anos
Saiba quem são os eleitos na região Centro-Serra
Cidades como Sobradinho e Arroio do Tigre estão contempladas
Lajeado, Estrela e Encantado; confira os prefeitos eleitos no Vale do Taquari
Região é a segunda mais produtiva do estado e abrange 40 municípios
Conheça todos os prefeitos eleitos no Vale do Rio Pardo
Região abrange cidades como Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Vera Cruz