Em uma disputa apertada, o título de campeã foi decidido na apuração do último quesito
A Portela é a escola de samba campeã do carnaval de 2017 no Rio de Janeiro. Em uma disputa apertada, o título de campeã foi decidido na apuração do último quesito (enredo). A Portela terminou a apuração com 269,9 pontos, apenas um décimo a mais do que a escola que ficou em segundo lugar, Mocidade Independente de Padre Miguel, com 269,8. A Salgueiro ficou em terceiro, com 269,7 pontos.
A Portela levou ao Sambódromo um enredo que contou a relação histórica entre a humanidade e os rios, passando também por lendas e religiões. O último título conquistado pela escola tinha sido em 1984.
As escolas de samba são avaliadas em nove quesitos: alegorias e adereços, bateria, fantasia, samba-enredo, comissão de frente, evolução, harmonia, mestre-sala e porta-bandeira e enredo.
As seis primeiras colocadas se apresentam novamente no Desfile das Campeãs, no próximo sábado (4).
Rebaixamento
Este ano, nenhuma escola foi rebaixada para o grupo de acesso por decisão da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), motivada por acidentes que deixaram feridos durante a passagem da Paraíso do Tuiuti e da Unidos da Tijuca.
No ano passado, a grande vencedora do carnaval do Rio de Janeiro foi a Mangueira. O segundo e o terceiro lugares ficaram com a Unidos da Tijuca e a Portela, respectivamente.
Notícias relacionadas

Hospital Santa Cruz promove ação com as mães de bebês internados nas UTIs
Ação foi realizada por bolsistas e estagiárias do curso de Fisioterapia

Vera Cruz amplia abastecimento de água com novos reservatórios no interior
Obras do Semae garantem maior pressão, alcance da rede e segurança no fornecimento de água para comunidades em regiões mais altas

Primeira edição do Unisc Talks chama estudantes para o universo acadêmico; inscrições estão abertas
A iniciativa é voltada a alunos do Ensino Médio da região. Vagas são limitadas

Vale do Sol realiza Dia D da Vacinação neste sábado
Será oferecida a vacina contra a Influenza e haverá resgate vacinal de adolescentes entre 15 e 19 anos não imunizados contra o HPV e atualização da carteira de vacinação de crianças e adolescentes