A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) informou em nota que está monitorando de perto a situação da barragem da UHE Dona Francisca, que teve o Plano de Ação de Emergência (PAE) acionado após intensas chuvas nos municípios adjacentes ao rio Jacuí, no Rio Grande do Sul. Com o maior volume de chuvas, foram verificadas afluências históricas na usina, atingindo a capacidade máxima do vertedouro (vazões de 10.600 m³/s, equivalente a cheia decamilenar da barragem. Diante disso, o PAE foi acionado, sendo estabelecido o nível de resposta de Atenção, com o aviso das Defesas Civis municipais e Estadual.
A população afetada presente na Zona de Autossalvamento (ZAS) está localizada nos municípios gaúchos de Nova Palma, Agudo, Dona Francisca, perfazendo um total de 640 pessoas. Já na Zona de Segurança Secundária (ZSS), a população afetada perfaz um total de 5.270 habitantes, localizados nos municípios de Faxinal do Soturno, São João do Polêsine, Restinga Seca, Paraíso do Sul, Formigueiro, São Sepé e Cachoeira do Sul.
Portanto, os municípios devem permanecer em atenção para possível evacuação das pessoas. Da usina para baixo, em toda extensão do rio Jacuí, a situação é delicada.
Notícias relacionadas

Inscrições para o Encceja 2025 terminam sexta-feira
Exame certifica quem não concluiu ensino na idade certa

Viaduto do Arroio Grande será inaugurado de forma oficial nesta quarta-feira
Motoristas já utilizam a estrutura nesta terça-feira; confira as novas orientações para o trânsito nas proximidades

Após enchente de 2024, Estado investiu R$ 4,8 milhões na saúde do Vale do Taquari
Recursos foram usados na recuperação da estrutura de hospitais e unidades básicas de saúde e na compra de equipamentos

Assemp e Município lançam Construarte nesta terça-feira
Evento ocorre no Hall do Centro de Eventos, no Parque da Oktoberfest