Funções “Aprovação Urbanística” e “Licença de Execução de Projeto Urbanístico” já estão disponíveis na plataforma
O Aprova Digital, plataforma online para encaminhamento de projetos e processos relacionados à construção civil adotado pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul, passou a disponibilizar dois novos processos nesta semana.
Leia também: Integrantes do Conselho de Gestão Socioambiental são empossados
Com a entrada em operação das funções “Aprovação Urbanística”, que trata da aprovação de projetos de loteamentos e condomínios (Licença Prévia), com emissão das Diretrizes Urbanísticas; e “Licença de Execução de Projeto Urbanístico”, que trata da aprovação completa, com Urbanístico e Infraestrutura e emissão da Licença e Decreto, o software passa a disponibilizar 12 funcionalidades ao todo.
Na "Aprovação Urbanística", o documento "Diretrizes Urbanísticas", que determina os parâmetros para aquele determinado projeto, é emitido durante o processo. Conforme a chefe do setor de Análise de Projetos da Secretaria de Planejamento e Governança (Seplag), arquiteta Vivian Parnow, com o novo procedimento, não é mais necessário abrir um protocolo específico de Diretrizes Urbanísticas. “Elas serão emitidas dentro do processo de Aprovação Urbanística, o que vai gerar mais agilidade na tramitação desses processos”, explicou.
Já a "Licença de Execução de Projeto Urbanístico”, trata da aprovação completa, com projeto urbanístico e de infraestrutura, além da emissão de licença para execução das obras, juntamente com o Decreto de Aprovação, assinado pela chefe do Executivo Municipal.
De acordo com Vivian, além de conferir mais agilidade aos procedimentos, o Aprova Digital também representa maior economia de recursos, uma vez que não há a necessidade de entrega de documentos impressos.
Para a secretária de Planejamento e Governança, Karianne Pacheco, as duas novas ferramentas do Aprova Digital facilitam o acesso de profissionais, empresários e munícipes ao licenciamento de obras e outros serviços, agilizando a chegada de novos empreendimentos e contribuindo para o desenvolvimento local. “Com o tempo, teremos tudo digitalizado, registrado e aprovado concomitantemente nas diversas secretarias, permitindo que as pessoas acompanhem o processo em tempo real, com mais transparência e celeridade, o que é um dos princípios da gestão da prefeita Helena Hermany”.
O Aprova Digital é um processo eletrônico e 100% digital, que já é usado em mais de 60 municípios brasileiros. Santa Cruz do Sul foi a segunda cidade do Estado a adotar a plataforma. Para utilizá-la, é necessário criar uma conta, com login e senha, neste site. No próprio link, há indicações sobre utilização e acesso ao suporte virtual.
Processos disponíveis no Aprova Digital
- Aprovação Urbanística (Novo)
- Licença de Execução de Projeto Urbanístico (Novo)
- Aprovação de Planimétrica (solicitação de desmembramento e fusão de terrenos)
- Aprovação de Projeto e Licença para Construção
- Habite-se
- Substituição
- Cancelamento
- Aprovação de Demolição e Tapume
- Aprovação Prévia
- Alvará para Construção
- Certidão de Zoneamento para Informações Urbanísticas
- Certidão de Zoneamento para Licenciamento Ambiental
Notícias relacionadas

Após enchente de 2024, Estado investiu R$ 4,8 milhões na saúde do Vale do Taquari
Recursos foram usados na recuperação da estrutura de hospitais e unidades básicas de saúde e na compra de equipamentos

Assemp e Município lançam Construarte nesta terça-feira
Evento ocorre no Hall do Centro de Eventos, no Parque da Oktoberfest

Santa Cruz terá nomeação de auxiliares e supervisores para todas as EMEIs
O objetivo é fortalecer as equipes das unidades de educação infantil

Prefeitura de Santa Cruz decreta ponto facultativo no dia 2 de maio
Data sucede o feriado de 1º de maio, Dia do Trabalhador