Geral

Expodireto Cotrijal começa nesta segunda em Não-Me-Toque

Publicado em: 06 de março de 2017 às 10:23 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 13:01
  • Por
    Bruna Lovato
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa Cotrijal
  • Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa
    compartilhe essa matéria

    O evento deverá atrair mais de 210 mil visitantes nos cinco dias

    O clima é de otimismo para a 18ª edição da Expodireto Cotrijal, feira internacional que inicia na próxima segunda-feira (6), em Não-Me-Toque, e segue até a sexta, 10.

    A abertura oficial terá a presença do ministro do Trabalho e Emprego, deputado federal Ronaldo Nogueira, e do governador do Estado, José Ivo Sartori. O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, estará em Não-Me-Toque na quinta, 9. Conhecida por buscar soluções para os diversos setores do agronegócio, a Expodireto deverá atrair mais de 210 mil visitantes nos cinco dias de evento. 

    A Expodireto Cotrijal é uma das maiores vitrines do agronegócio brasileiro. Reúne em um só local as maiores empresas nas áreas de máquinas e equipamentos para agropecuária, produção vegetal e animal e serviços, além de pesquisa, apresentando lançamentos e tecnologias para propriedades. Para esta edição, são mais de 500 expositores. 

    “Estamos otimistas, em função do bom momento do agronegócio e a expectativa de uma boa safra nas lavouras de verão. São cinco dias em que o mundo se volta ao agronegócio, um espaço pensado para o produtor rural. É uma feira que busca inovação e propostas para a evolução do trabalho no campo”, destaca o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica. A estimativa é de que os negócios superem em 15% o montante fechado no ano passado (R$ 1,581 bilhão). 

    Ministro vai discutir reforma trabalhista
    Entre as atividades que integram programação oficial da feira está palestra sobre a reforma trabalhista. O tema será abordado pelo ministro do Trabalho e Emprego do Brasil, deputado federal Ronaldo Nogueira. O objetivo é propiciar aos cooperativistas a discussão de temas relevantes para o setor e elaborar conjuntamente propostas de alteração para a reforma trabalhista. O encontro será no espaço Mundo Cooperativo Gaúcho, no primeiro dia de feira, 6 de março, a partir das 14h.

    Área internacional
    Uma diversidade de idiomas e culturas novamente fará parte das atividades da Expodireto Cotrijal 2017. Na área internacional são esperados representantes dos cinco continentes. O International Meeting Point, ponto de encontro dos visitantes internacionais, contará com a presença de empresários de diversas partes do mundo, interessados em fechar negócios envolvendo máquinas, equipamentos, implementos, agropartes, grãos (arroz, soja, milho, trigo), carnes (gado, frango, suínos) e lácteos. As delegações devem participar ainda de eventos em municípios na região Norte do Estado.

    Fomento leiteiro e outras novidades
    O lançamento de produtos para nutrição e saúde animal e promoções são algumas das novidades no estande da Produção Animal e das Lojas Cotrijal na Expodireto Cotrijal 2017. O destaque ficará por conta das ações e projetos visando o fomento da cadeia leiteira na área de ação da cooperativa. A intenção é que os produtores da Cotrijal encontrem no local, além de ótimas oportunidades de negócios, informações que auxiliem no planejamento da atividade leiteira. O estande para visitação ficará próximo ao Pavilhão da Agricultura Familiar.

    Durante a feira, a cooperativa vai trabalhar ainda o Programa de Insumos para a Atividade Agropecuária – Troca de Inverno, campanha exclusiva para os produtores da Cotrijal que disponibiliza opções especiais para a aquisição de insumos para a formação de pastagens.

    Debates importantes 
    A programação da Expodireto inclui debates tradicionais como o Fórum Nacional da Soja (28ª edição), Fórum do Milho (9ª edição) e o Fórum Estadual do Leite (13ª edição). A organização também confirma outros fóruns e seminários tradicionais da feira, como os eventos promovidos pela Emater/RS-Ascar, o Fórum Florestal e o Fórum da Agricultura Familiar, além da 6ª edição do Fórum Internacional do Jovem Cooperativista e do Fórum Soja Brasil.