Informação é do engenheiro civil Bruno Susin, da Terra Service, empresa que venceu a licitação para a execução do trabalho
A segunda etapa do estudo geológico-geotécnico para a avaliação das condições da encosta do Bairro Belvedere e do trecho entre os quilômetros 138 e 141 da BR-471 deve ser iniciada em maio. A informação é do engenheiro civil Bruno Susin, da Terra Service, empresa que venceu a licitação para a execução do trabalho. Com sede em Caxias do Sul, a firma atua nas áreas de engenharia, geologia e meio ambiente.
Leia também: Homens são presos e jovem é apreendido por sequestro e tortura de vítima que teria denunciado traficante
No dia 27 de março, representantes da Terra Service estiveram em Santa Cruz do Sul para conversar com moradores do bairro Belvedere. O encontro, intermediado pela Secretaria de Planejamento e Governança (Seplag) e pela Defesa Civil do município, serviu para esclarecer dúvidas sobre o trabalho que está sendo feito e familiarizar a comunidade da região com as atividades que serão desenvolvidas. “Também buscamos informações históricas a respeito da ocupação e antigos desastres na região, assim como detalhamos o escopo do nosso trabalho”, explicou Susin.
A análise compreenderá trechos das ruas João Werlang e Antônio Assmann e da Travessa 1, em uma área de 192 mil m2 onde já ocorreram deslizamentos, queda de blocos de pedras e movimentação de solo.
Conforme Susin, a partir de medições e levantamentos in loco e em laboratório de geotecnia, serão avaliadas as condições geomecânicas dos diferentes solos e rochas presentes nas áreas. “Se identificarmos qualquer risco, iremos propor alternativas para a sua mitigação”, comentou.
A realização das atividades de campo dependem das condições climáticas. Durante o mês de fevereiro, a empresa realizou um reconhecimento inicial das áreas. Nesta etapa, foram identificadas na região a presença de rochas vulcânicas e sedimentares. Segundo Susin, o contato desses materiais, com propriedades geotécnicas distintas, pode associar riscos à ocupação urbana, principalmente quando desordenada. “A região urbana de Santa Cruz do Sul ocorre principalmente em áreas planas, mas o bairro Belvedere encontra-se em um local bastante declivoso e antropizada de modo que, caso haja algum risco geotécnico, esse deve ser caracterizado e mitigado tecnicamente, a partir do desenvolvimento dos trabalhos”, declarou. Os resultados dos estudos devem ser entregues no início de junho.
O servidor da Seplag e fiscal do contrato, Mário Esperança Júnior, salienta que a iniciativa trará mais tranquilidade aos habitantes do local e condutores de veículos que circulam na região. “Algumas encostas do município apresentam histórico de instabilidade, e os dados adquiridos pela empresa possibilitarão a execução de um projeto de contenção dos taludes. Desta forma, tanto os moradores destas áreas, quanto os motoristas e pedestres que trafegam por estas vias, estarão mais seguros.”
Notícias relacionadas

Com Missão Impossível, Kabonghi abre show na Gincana de Vera Cruz
Equipe mais antiga foi a primeira a se apresentar no ginásio poliesportivo do Parque da Feira da Produção, na noite deste sábado

AO VIVO: assista tarefa-show da Gincana de Vera Cruz
ArautoPlay transmite apresentações das equipes Kabonghi, Largados, Selvagens, Tigers e Xiruz no ginásio poliesportivo do Parque da Feira da Produção

Isis Bitencourt Marcenaria e Designer de Interiores aposta no atendimento personalizado em Santa Cruz
Empresa fica localizada na rua Barão do Arroio Grande, 1372

Saúde avalia soluções após rescisão de contrato em obra de posto com 95% concluído
Situação foi detalhada pelo secretário municipal de Saúde, Rodrigo Rabuske, durante a apresentação do Relatório de Gestão Municipal de Saúde