Geral

Veja os próximos passos do processo que investiga fraudes em licitações de Santa Cruz

Publicado em: 26 de abril de 2024 às 15:29 Atualizado em: 27 de abril de 2024 às 11:06
  • Por
    Nícolas da Silva
  • Ministério Público conta com mais de 40 mil páginas e 8,4 terabytes de dados de provas produzidas durante a investigação | Foto: Ministério Público RS
    compartilhe essa matéria

    O Ministério Público (MP) do Rio Grande do Sul, através do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e da Promotoria de Justiça de Santa Cruz do Sul, deu um novo passo na investigação dos crimes de organização criminosa, peculato e fraude em licitações e contratos. Nesta sexta-feira (26), o MP formalizou denúncia contra 20 pessoas envolvidas no esquema que, segundo o órgão, gerou um prejuízo estimado em mais de R$ 47 milhões aos cofres públicos do município.

    Entre os denunciados estão o vice-prefeito Elstor Desbessell, o vereador Henrique Hermany e quatro secretários municipais, sendo eles Edemilson Severo, Márcio Martins, Everton Oltramari e Valmir José dos Reis. Todos eles estão afastados de seus cargos desde novembro, quando a Operação Controle teve sua fase ostensiva deflagrada. Além disso, ex-diretores de secretarias municipais, empresários e funcionários de empresas investigadas também foram citados no processo. Os delitos teriam sido cometidos entre dezembro de 2020 e novembro de 2023.

    Leia mais: Ministério Público denuncia 20 pessoas por fraudes em licitações em Santa Cruz

    Com um procedimento investigatório que conta com mais de 40 mil páginas e 8,4 terabytes de dados de provas produzidas, os próximos passos do processo envolvem o encaminhamento do caso para a 1ª Vara Estadual de Processo e Julgamento dos Crimes de Organização Criminosa e Lavagem de Dinheiro, em Porto Alegre.

    O juiz João Garcez de Moraes Neto será responsável por analisar e emitir uma decisão sobre o recebimento da denúncia, bem como outros pedidos feitos pelo MP, incluindo o levantamento do sigilo. Uma vez que a denúncia seja recebida, os denunciados se tornam réus e terão a oportunidade de apresentar suas defesas.

    Veja também: Vice-prefeito afastado reitera inocência através de nota