Nos primórdios da televisão brasileira, um programa fez muito sucesso
Nos primórdios da televisão brasileira, um programa fez muito sucesso. Era um quadro de escolhas: Você escolhe! O candidato entrava numa cabine. Nada ouvia, nem tinha a possibilidade de ver a reação do auditório.
O apresentador fazia uma proposta e o candidato apertava um botão com duas alternativas: Sim ou Não, aceitando ou rejeitando a oferta. Você troca um automóvel zero quilômetros por uma caixinha de fósforos? E, lá de dentro, vinha a resposta: Sim. E ele se constituía o feliz proprietário de uma caixinha de fósforos. Outra pergunta: você troca um tomate maduro por um cheque de trezentos mil reais? Lá de dentro vinha a resposta: não. Ele preferiu o tomate.
A vida imita este programa de televisão ou terá sido a TV copiar muitas das escolhas feitas no dia a dia na vida das pessoas? O calouro do programa tinha uma atenuante: sua escolha não seguia critérios objetivos. Era apenas questão de sorte ou intuição.
Na vida possuímos critérios para nossas escolhas. Na Bíblia Sagrada encontramos o episódio de Esaú, filho de Isaac, vendendo seu valioso direito de primogenitura a Jacó, por um prato fumegante de lentilhas ( Gn. 25,29 ).
Na descoberta da América, os marinheiros de Colombo ofereciam aos índios pequenos espelhos em troca de ouro e diamantes. Em nossa vida, a cada dia, precisamos fazer muitas escolhas, algumas delas de grande importância. Podemos trocar valores morais e espirituais, decisivos em nossa caminhada, pelas lentilhas dos bens materiais. Podemos trocar a ética por dinheiro. Podemos trocar normas morais que herdamos de nossos antepassados, homens e mulheres retos e de fé, por propostas fáceis e oportunistas. Podemos trocar a felicidade de um lar por uma aventura ocasional.
Cada alternativa precisa ser estudada com critérios objetivos. Por vezes, nos oferecem a felicidade mas, depois, não a entregam. E o dia seguinte pode ser de arrependimento e amargura.
Na vida temos, muitas vezes, a oportunidade de refazer nossas escolhas. Uma escolha feliz pode anular todas as decisões infelizes.
Não adianta ficar olhando para os erros do passado, precisamos focar nas escolhas de hoje. Para o que você tem dito Sim e Não? Isto pode significar a conquista de uma caixinha de fósforos, de um tomate, ou de um grande tesouro. A decisão sempre será sua.