Geral

Professores estaduais aprovam greve a partir de 15 de março

Publicado em: 08 de março de 2017 às 17:43 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 13:03
  • Por
    Letícia Tais Dhiel
  • Fonte
    Zero Hora
  • Foto: André Ávila / Agencia RBS
    compartilhe essa matéria

    Na pauta de reivindicações está, principalmente, a questão do salário

    Os professores da rede estadual do Rio Grande do Sul aprovaram greve, em uma assembleia do Cpers. O encontro ocorreu na tarde desta quarta-feira, no ginásio Gigantinho, em Porto Alegre. A paralisação dos professores vai começar em 15 de março. A greve já havia sido aprovada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e outros Estados do país também aderiram.

    Na pauta de reivindicações está, principalmente, a questão do salário. Os professores estaduais pedem o cumprimento da lei do piso salarial nacional, pagamento integral do 13º salário, correção do vale-refeição e investimento de 30% na área da educação.

    No ginásio parcialmente lotado, os discursos foram contra o governo Sartori e o governo Temer, contra a reforma da Previdência e contra a reforma do Ensino Médio. 

    Em nota oficial, a Secretaria da Educação chamou a greve de "inoportuna" e afirmou que essa medida vai afetar diretamente a comunidade escolar.

    Após aprovar a paralisação, os professores estão realizando uma passeata rumo a Esquina Democrática. Depois, os manifestantes vão até o Palácio Piratini.