Conselhos Municipais estudam necessidade de ampliação e localização
Os motoristas de Vera Cruz precisam ser rápidos para garantir uma vaga para estacionar o carro. Mesmo com a disputa cada vez mais acirrada, principalmente na área central, é preciso ainda destinar vagas exclusivas para idosos e pessoas com deficiência, conforme legislação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A lei determina que 5% do total das vagas de estacionamentos regulamentados de uso público devem ser destinadas aos idosos e 2% para pessoas com deficiência.
Para atender a determinação, o município, desde 2014, vem implantando vagas especiais exclusivas. Atualmente, são seis para idosos e sete para pessoas com deficiência, segundo aponta o coordenador do Departamento de Trânsito, Luis Teixeira. O número é pequeno se comparado ao número de cartões confeccionados – 226 cartões para idosos e 29 cartões para pessoas com deficiência.
Para que tanto idosos quanto pessoas com deficiência possam usufruir dos espaços, é necessário portar o cartão. Mesmo que a procura para a confecção seja maior do que o número de vagas, a comunidade vera-cruzense tem respeitado os estacionamentos exclusivos.
FLAGRAS
A equipe de reportagem acompanhou na tarde de ontem como se comportavam os motoristas em relação às vagas exclusivas. Foi possível constatar que os condutores, de modo geral, respeitam os espaços, não estacionando sem haver o cartão. Dois condutores foram flagrados. Um, de 58 anos, que estacionou em uma vaga para idoso em frente ao Banco do Brasil. O condutor vale-solense alegou ter sido por pouco tempo e não costuma estacionar nas vagas destinadas aos idosos. Outro, havia estacionado em vaga para pessoa com deficiência em frente ao Sicredi e não havia cartão visível.
Confira a matéria completa na edição desta quinta-feira do Jornal Arauto.
Notícias relacionadas

Anvisa inicia monitoramento de resíduos de agrotóxicos em alimentos
Coletas serão feitas em varejista, tais como supermercados e sacolões

Rio Pardo recebe geladeiras do Projeto RGE Calamidade
Além da entrega de geladeiras, o projeto contempla a instalação de trocadores de calor (chuveiros inteligentes) e a substituição de lâmpadas convencionais por modelos de LED

Rio Pardo monta força-tarefa para limpeza dos bairros
Cronograma permanente de limpeza urbana será implantado a partir do mês de junho

ARAUTO REPÓRTER UNISC 14 de Maio de 2025
No Arauto Repórter de hoje, você confere: ➡️ Festa das Cucas anuncia vencedoras do concurso. ➡️ Projeto Trânsito Vida promove ação alusiva ao Maio Amarelo na RSC-287. ➡️ Vereador denuncia problemas na obra do Centro de Eventos de Santa Cruz.…