Profissionais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e do Mato Grosso participaram das ações
Com foco na intercooperação e na integração, a Sicredi Vale do Rio Pardo recebeu, nos dias 26 e 27 de março, educadores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso. Trata-se da Formação Inicial de Professores Orientadores do Programa Cooperativas Escolares, que aconteceu na Casa de Retiro Loyola, em Santa Cruz do Sul.
Mais de 40 pessoas estiveram reunidas para conhecer e compreender a metodologia do programa conduzida pelas missões do Jogo Cooperlândia. O curso de imersão é um evento de intercooperação promovido pelas cooperativas do Sicredi: Vale do Rio Pardo, Interestados, Cooperação, Rota das Terras, Produção e Ouro Verde.
Nos dois dias de atividades, professores orientadores, gestores escolares e representantes de Secretarias Municipais de Educação e da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) tiveram a oportunidade de compartilhar experiências, vivências e ideias por meio de metodologias ativas.
Confira mais: Fumacê é estratégia no combate à dengue
Os novos professores orientadores conheceram os fundamentos teóricos do Cooperlândia, relação com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), histórico do programa, princípios do cooperativismo, pensamentos de jogos, entre outros assuntos. Os participantes aprenderam sobre a documentação necessária para a fundação e funcionamento da cooperativa escolar, legislação dentro do contexto infantil, gestão financeira, objetos de aprendizagem, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS's), competências de cada pessoa dentro da iniciativa, entre outros aprendizados.
Como participante da imersão, a professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alfredo Scherer, Fernanda Saldanha, estava acompanhada da diretora do educandário, Ionara Raquel Bencke. “Essa imersão no Programa é muito significativa, pois aprofundamos os conhecimentos e vivenciamos na prática a metodologia do jogo, esclarecendo dúvidas, compartilhando ideias e vislumbrando possibilidades para a cooperativa escolar que está iniciando sob nossa orientação”, declarou Fernanda.
A diretora Ionara contou que conheceu o programa por meio de uma integrante da Associação de Pais e Mestres (APM) da escola, que apresentou com entusiasmo as possibilidades de uma cooperativa escolar. “Em seguida, tivemos contato com assessora de Programas Sociais Sicredi, Glaucia Cabral Moraes, que nos contagiou com a paixão e brilho nos olhos ao se referir ao Programa, fazendo com que tivéssemos a certeza que queríamos ser a primeira cooperativa escolar da rede municipal de ensino de Venâncio Aires”, destacou.
Se informe com as últimas notícias
A abertura do evento contou com a presença do vice-presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo, Coraldino da Silveira, que reforçou a importância do programa para a educação. “É um programa transformador para todos os envolvidos, estamos desenvolvendo pessoas para construção de um mundo melhor.”
Notícias relacionadas
Resultados de concurso dos Correios serão divulgados nesta sexta-feira
Pouco mais de 1 milhão de candidatos concorreram a 3,5 mil vagas
O escultor
Hoje levantei cedo pensando no que tenho a fazer antes que o relógio marque meia-noite. Minha função é escolher que tipo de dia que vou ter hoje. Posso reclamar porque está chovendo ou agradecer às águas por lavarem a rua.…
Vera Cruz vai entregar 45 moradias para afetados pela enchente e comunidade de baixa renda
Coordenadora de Desenvolvimento Social destaca articulação do Município para garantir recursos dos governos estadual e federal para moradias
MonitoraSUS permite acompanhar a aplicação de recursos na saúde
Tecnologia a serviço da transparência no SUS visa fortalecer o acompanhamento da destinação dos recursos públicos em saúde