Geral

Em assembleia, sindicatos de Santa Cruz decidem por estado de greve

Publicado em: 06 de março de 2024 às 12:24 Atualizado em: 10 de abril de 2024 às 16:59
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Assessoria de Imprensa
    compartilhe essa matéria

    Decisão foi tomada em resposta à proposta apresentada pelo Legislativo, que não agradou à categoria

    Dois sindicatos de Santa Cruz do Sul decidiram, em uma assembleia realizada na manhã desta quarta-feira (6) na Praça da Bandeira, pela realização de estado de greve. A reunião, que contou com a presença de centenas de pessoas, foi liderada pelos presidentes Gelso Juaris Job, do Sindicato dos Servidores Municipais de Santa Cruz do Sul (Sinfum), e Carla Regina Scheibler, do Sindicato dos Professores Municipais de Santa Cruz do Sul (Sinprom).

    LEIA TAMBÉM: Reservatórios de amortecimento de cheias e mais: Santa Cruz inscreve projetos para acabar com enchentes

    A decisão foi tomada em resposta à proposta apresentada pelo Executivo, que não agradou à categoria. A proposta incluía reajuste salarial a partir de março de 2024, baseado no IPCA acumulado mais 2% de aumento real sobre os vencimentos vigentes em fevereiro de 2023, em parcela única. Além disso, previa aumento do vale-alimentação, do vale-feira e revisão do padrão de 74 servidores. No entanto, a incerteza quanto à manutenção do plano de saúde, com a realização de uma licitação para cotar valores, gerou insatisfação.

    Durante o encontro nesta quarta, os sindicatos elaboraram uma nova proposta. O documento foi encaminhado ao Executivo e, segundo as lideranças sindicais, uma reunião envolvendo as entidades e os gestores municipais está agendada para ocorrer na segunda-feira (11), a partir das 10h. 

    Entenda – Estado de greve é uma situação que é aprovada pelos trabalhadores, alertando aos governantes que a qualquer momento podem deflagrar uma greve.