Unidade de Pronto Atendimento 24 horas terá funcionamento junto ao Hospital Santa Cruz
A população de Santa Cruz do Sul deve contar com uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas até o final deste ano. A boa perspectiva foi confirmada pela prefeita Helena Hermany, o secretário municipal de Saúde, Fabiano Dupont, e o deputado federal Heitor Schuch, em reunião no Ministério da Saúde, nesta terça-feira (5), em Brasília.
Conforme Helena, a proposta apresentada ao coordenador de Assuntos Orçamentários, Leonardo de Castro Soares, é de instalação da nova UPA na região central, junto ao Hospital Santa Cruz (HSC). “O projeto foi muito bem recebido pelo representante do Ministério da Saúde, pela possibilidade de instalação imediata, sem a necessidade de construir um prédio. Agora vamos trabalhar para entregar a documentação necessária, e a previsão é de termos a unidade em funcionamento até o final deste ano”, afirmou Helena, acrescentando que o Poder Executivo já está em tratativas avançadas com o HSC.
Ainda de acordo com Fabiano Dupont, também não está descartada a possibilidade de implantação de uma UPA na região alta do município, porém, certificou-se o secretário, a construção levaria de três a quatro anos. “A verdade é que nossa cidade comporta mais uma UPA além desta, segundo o Ministério da Saúde, e neste primeiro momento, vamos aproveitar a área junto ao Hospital Santa Cruz para acelerar o processo. Mas também já encaminhamos a demanda para a região alta”. Atualmente, a cidade conta com uma UPA no Bairro Esmeralda.
Outras reivindicações inscritas no PAC Seleções também foram debatidas no encontro desta manhã, como a instalação de Unidades Odontológicas Móveis, ambulâncias para o SAMU, e a construção de mais Unidades Básicas de Saúde (UBS) no município. Segundo Helena, o Governo Federal deve informar as propostas selecionadas nesta quinta-feira, dia 07. “Por isso está sendo tão importante a nossa presença aqui em Brasília, junto com o fundamental apoio do deputado Heitor Schuch”.
Nesta terça-feira, Helena também terá agendas com representantes da Secretaria Nacional de Habitação, dos Ministérios do Esporte e do Planejamento e Orçamento, e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
Leia também: Conselho de Ética entrega parecer prévio e processo contra Henrique Hermany avança na Câmara
Notícias relacionadas
Por que eu escrevo?
Enquanto mastigava a dúvida que ele me serviu, entendi que a pergunta dele não era sobre o que eu faço. Era sobre o que eu amo
Por Lucas Dalfrancis
Microempreendedores de Venâncio Aires precisam regularizar pendências
Inadimplência pode levar a exclusão do Simples Nacional
Praticar a escuta interna
Já parou para pensar no valor de compreender as próprias emoções? Inteligência emocional vai além de reagir; é saber reconhecer o que cada sentimento quer ensinar. A raiva pode ser um pedido de mudança, a tristeza um convite ao recolhimento,…
Eleição para nova presidência da Caciva ocorre nesta segunda-feira
Todos os associados podem participar do processo, que ocorre na sede da entidade