Política

Câmara de Vereadores de Santa Cruz debate 13 novos projetos nesta segunda-feira

Publicado em: 03 de março de 2024 às 19:04 Atualizado em: 10 de abril de 2024 às 16:53
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Jacson Miguel Stülp/Câmara de Vereadores de Santa Cruz
    compartilhe essa matéria

    Sessão ocorre a partir das 16h, no Plenário Vereador Nilton Garibaldi

    A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul realiza a quinta sessão ordinária de 2024 nesta segunda-feira (4), a partir das 16h. O Plenário Vereador Nilton Garibaldi vai receber inicialmente a manifestação de duas entidades, dentro do espaço da Tribuna Popular.

    A Associação Amigos do Bom Fim vai falar sobre as demandas do bairro, tendo como orador Daltro de Almeida. Em seguida será a vez de Céla Margit Zingler, pelo Sindicato dos Bancários de Santa Cruz do Sul e Região abordar o tema “A violência contra as mulheres: na vida e no mundo do trabalho”.

    Foram protocolados 13 novos projetos. O Executivo encaminhou projeto que ajusta a carga horária do cargo Intérprete de Libras. O vereador Raul Fritsch (Republicanos) apresentou projeto de lei que institui o Dia Municipal do Obreiro Evangélico. O vereador Hilário Juarez da Silva (PSD) apresentou projeto que dispõe sobre o fornecimento de postes de entrada de energia elétrica para famílias de baixa renda.

    Confira mais: Final de semana é marcado por mobilizações contra o mosquito da dengue em Santa Cruz

    O vereador Rodrigo Rabuske (PRD) protocolou projeto de lei que dispõe sobre o controle da frota de veículos a serviço do Município. Alberto Heck (PT) apresentou projeto que denomina vias públicas do Loteamento Jacarandá,

    O Executivo requer autoriza a contratação de um Professor de Geografia, um Motorista, três Serventes e nove Atendentes de EMEI, três Auxiliares de Disciplina, sete  Professores de Educação Física. Ainda solicita a abertura de crédito especial de R$ 170 mil para custear despesas da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura.

    Outro projeto prevê a revogação de leis que dispõe sobre o horário de silêncio, horário e normas de funcionamentos de casas noturnas e outras; a revogação da doação de imóvel realizada por Lindolpho Schmidt.

    O professor Cléber (União Brasil) ingressou com projeto de lei para a concessão do título de Cidadão Santa-cruzense ao empresário Celso Esperdião. O vereador Francisco Carlos Smidt (PSDB) apresentou emenda modificativa ao projeto de lei que cria o Conselho Municipal de Gestão Socioambiental do Município de Santa Cruz do Sul.

    Veja ainda: Patinadoras da região são destaque no Campeonato Brasileiro

    Informações

    O vereador Serginho Moraes (PRD) pede informações sobre o programa municipal que envolve a utilização dos Castramóveis. Francisco Carlos Smidt (PSDB) requer informações sobre o calçamento das ruas Piauí, Segredo, Sarandi, Miraguaí e Trav. Guaíba; os encaminhamentos feitos pelo CAPS-AD para internações fora do município de Santa Cruz do Sul.

    Leonel Garibaldi (Novo) requer informações sobre a paralisação temporária das obras de duplicação do lote 1 da BR-471; e o aterro em propriedade privada na região do bairro Navegantes. Bruna Molz (Republicanos) solicita informações sobre o número de animais resgatados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade. Rodrigo |Rabuske (PRD) requer informações sobre a pavimentação da Rua Leonel do Prado e o zoneamento dos Agentes Comunitários de Saúde.

    O vereador Serginho Moraes indica a colocação de brita ou cascalho e realização de outras melhorias na estrada lateral da BR-471. Raul Fritsch requer a realização de reparos na calçada da rua Carlos Trein Filho; a recolocação de paralelepípedo na rua Rui Barbosa. Hilário da Silva indica a realização da poda de árvores em Linha Áustria.

    Leia outras notícias da área política

    Francisco Carlos Smidt requer melhorias no calçamento da rua Vereador Cláudio Grehs, a retirada de uma pereira na Rua Coronal Oscar Rafael Jost. Licério Agnes (PSD) indica ao Poder Executivo e ao Consórcio TCS a disponibilização de mais horários de ônibus para o transporte coletivo na Rua Boaventura Kolberg, a pavimentação asfáltica na Rua Santana.

    O vereador Leonel Garibaldi requer melhorias na EMEF Dr. Guilherme Hildebrand e na EMEF Normélio Boettcher; a alteração da lei que regulamenta a destinação e a ocupação de áreas para instalação de empreendimentos industriais, em área adquirida no Distrito Industrial II; e a correção da rede pluvial da quadra formada pelas Ruas Professor Aloísio Boufleur, Rua Dr. Eugênio Schneider e Rua Vereador Rudi Müller.

    Serginho Moraes requer melhorias no trecho não pavimentado da Rua Carlos Luiz Koelberg, a abertura do bueiro localizado na Rua Marechal Dutra, a realização de melhorias na pavimentação asfáltica da Rua 01, do Loteamento Mãe de Deus. Ainda indica ao Poder Executivo e à RGE a solução para a situação de fios de alta tensão na Rua Caroba.

    Rodrigo Rabuske indica a recuperação de todo o trecho não pavimentado do Corredor Frey, a instalação de luminárias entre as empresas UTC Brasil e Mor; a instalação de abrigo na parada de ônibus existente na Rua Prefeito Armando Wink.

    Nicole Weber (Podemos) requer a realização da limpeza do terreno ao lado da EMEI Gente Miúda; a implementação de uma área de lazer em Linha João Alves; a Troca de aparelho ventilador no Pronto Atendimento do Hospital Santa Cruz.

    Edson Azeredo (PP) requer a implantação de uma faixa elevada na Avenida João Pessoa; a pavimentação da travessa que liga a Rua Afonso C. Bartz ao Corredor Soder.  Ilário Keller (PP) indica a colocação de placa ou outra forma de identificação da Rua Ernesto Augusto Mandler . Daiton Mergen (MDB) requer o serviço de manutenção na Rua Aratiba. Bruno Faller (PDT) requer a realização de reparos na calçada a Rua Marechal Floriano.